10 ERROS DE AMPLIAÇÃO RESIDENCIAL QUE TODOS OS PROPRIETÁRIOS DEVEM EVITAR
Se você está prestes a fazer uma ampliação residencial, evite esses erros comuns para manter seu projeto no caminho certo. Ampliar sua casa é um grande negócio, você está assumindo um projeto para melhorar a forma como mora nela. Reunimos algumas armadilhas comuns de extensão a serem evitadas para ajudar a dar ao seu projeto a melhor chance de sucesso.
- Não ter um cronograma de obras
Um bom cronograma de obras é a chave para um projeto de extensão feliz. Isso significa que você saberá o que está acontecendo e permitirá que se prepare para os trabalhos mais perturbadores, tanto mentalmente quanto do ponto de vista prático. Se você tem filhos ou animais de estimação, por exemplo, pode planejar para garantir que eles não estejam no local para os trabalhos mais confusos, como pavimentar pisos ou derrubar paredes para conectar o antigo ao novo. Planeje seu projeto de extensão para evitar o estresse!
- Esquecer de considerar o armazenamento
Se a sua extensão é uma adição para criar uma cozinha maior ou faz parte de uma remodelação maior, pensar sobre onde armazenar as coisas à medida que o projeto avança é definitivamente algo a considerar.
Se a extensão for uma adição, é provável que a derrubada das paredes junte o existente ao novo. Nesta fase, haverá muita poeira e detritos, então considere onde você pode armazenar itens da sala que está sendo estendida para evitar que seus pertences fiquem cobertos de poeira ou danificados. Você tem espaço suficiente em sua casa para movê-lo? Você pode armazená-lo em uma garagem, por exemplo? Se sua cozinha estiver sendo ampliada, ela ficará fora de ação por um tempo? Pense em onde você pode descampar a geladeira, micro-ondas e itens essenciais.
- Errando a janela
Uma maneira infalível de arruinar qualquer projeto é errar o design da janela. Se você estiver tentando construir uma extensão que corresponda ao edifício original, instale exatamente as mesmas janelas. Não pense que imitações de plástico serão suficientes ao lado do material original – elas não serão.
Da mesma forma, considere o impacto que a nova extensão terá nas janelas e na luz existentes. Tornar as janelas existentes menores para acomodar um novo telhado, por exemplo, pode significar que as coisas começam a parecer fora de proporção.
- Subestimando o que é viver em um canteiro de obras
Não subestime quanta sujeira, poeira e detritos podem estar envolvidos em um projeto de extensão. Tudo dependerá da quantidade de trabalho envolvida com a ampliação, mas não assuma que será fácil conviver, especialmente se você estiver adicionando uma extensão de dois andares que afetará tanto o andar de cima quanto o de baixo.
- Apressando o design
Se você se mudou recentemente e sabe que deseja ampliar para criar o espaço perfeito, evite a tendência de se apressar. Viver em uma casa por um tempo, mesmo ao longo das estações, pode dar uma visão real de onde as mudanças terão maior impacto e onde a luz incide ao longo do dia. Ambas as coisas ajudarão você a projetar uma extensão que melhore a forma como você mora em sua casa e onde os vidros (e a iluminação) precisam ser considerados para que o novo espaço e os cômodos existentes em sua casa sejam iluminados pela luz natural.
- Não aderindo aos seus planos
E isso nos leva ao próximo erro a evitar – mudar os planos uma vez que o projeto tenha começado. Se você mora em sua casa há algum tempo e entende como uma extensão vai melhorá-la, o design deve, desde o início, detalhar tudo o que você deseja dela.
É claro que todos mudamos de ideia, mas acertar o resumo do design, mesmo que leve algumas iterações, ajudará a minimizar o número de alterações feitas quando a ampliação estiver em andamento. Aderir ao plano original o máximo que puder evitará gastos excessivos e atrasos.
- Não ter um orçamento de contingência
Não há nada como um projeto inacabado, paralisado por uma conta bancária vazia, para te derrubar. Obtenha cotações fixas em vez de estimativas onde puder e tente ter um fundo de contingência (cerca de 10%) para ter um pouco de espaço para respirar quando o inesperado surgir.
- Contratar trabalhadores somente pelo preço
Empregar profissionais qualificados em quem você pode confiar vale a pena o investimento para evitar trabalhos ou argumentos inacabados ou de má qualidade. Você faz a lição de casa e fala com alguns trabalhadores. Faça perguntas sobre como eles trabalham, quais seguros e garantias eles têm e escolha com base em seu trabalho anterior e recomendações confiáveis. Não opte apenas pela cotação mais barata.
- Esquecer do Seguro da Ampliação
Ao assumir um projeto de construção significativo, como uma extensão, você pode invalidar sua apólice de seguro residencial existente. Basta um contratempo para inviabilizar completamente um projeto de construção e levantar a questão de quem é legal e financeiramente responsável. Garanta tranquilidade ao contratar uma apólice especializada para o seu projeto.
- Perdendo chances de manter as coisas funcionando sem problemas
Outras oportunidades para lembrar: A contratação de caçambas também ajudará a manter os escombros relacionados à construção sob controle, em vez de deixá-los se acumularem em enormes montes incontroláveis e feios.
Lembre-se de que os trabalhadores precisarão de acesso a água e eletricidade – pense em como você pode providenciar isso de uma maneira que cause o mínimo de interrupção em sua vida diária.
Certifique-se de estar em comunicação regular com seus construtores sobre o que está acontecendo e o que acontecerá a seguir – especialmente se você estiver atuando como gerente de projeto. Saber que o eletricista ou encanador será necessário antes que o trabalho possa continuar em um aspecto da construção, ou que os materiais serão necessários na próxima semana, é vital para que as coisas continuem funcionando em um bom ritmo.