4 DICAS PARA VOCÊ TER O SEU QUARTO IDEAL
Queremos dar algumas dicas simples e fáceis para deixar seu quarto com a decoração ideal, um ambiente adequado a sua função e, claro, bem bonito. Estas sugestões trarão benefícios visíveis ao uso do espaço.
1 – COR
As cores claras, neutras e pastéis deixam o dormitório mais aconchegante. Outro fator que determina a cor do quarto do casal é o seu tamanho. Quartos pequenos devem ter cores claras, pois estas aumentam a sensação de amplitude.
2 – Iluminação
Nesse ambiente onde a função principal é o descanso, relaxamento e tranquilidade é muito importante escolher a temperatura de cor ideal. Nosso escritório de arquitetura acredita que a cor de iluminação ideal é amarela (3000K) ou neutra (4500K), porque elas dão maior aconchego ao ambiente.
Outra dica importante é usar a iluminação de maneira indireta, o que suaviza ainda mais a luz dentro do ambiente. Para o caso de um local para leitura, é importante deixar uma lâmpada exclusiva para isso, que pode ser no teto, pendente ou uma luminária de piso (para essa função recomendamos a cor neutra).
3 – Vegetação
É isso mesmo, pode parecer estranho a princípio, mas estudos realizados na área de botânica revelam que é possível inserir determinadas plantas para dentro do quarto devido a suas estruturas foliculares que purificam o ar e consequentemente melhoram a qualidade do sono. Nós, como design de interiores, adoramos este uso pois, além dos benefícios ao sono, a vegetação deixa o quarto mais bonito e humanizado. Mas cuidado, é importante fazer a escolha ideal da espécie. Podem ser: Jasmim, Lavanda, Babosa, Hera, Espada de São Jorge e Lírio da Paz. Além disso, é necessário saber se a planta escolhida gosta mais de sol ou sombra, para assim escolher o melhor local ideal para ela dentro do ambiente.
4 – Textura
Diferentes texturas são capazes de deixar um quarto bem elegante. O interessante é buscar contraste entre os elementos, mas sem perder harmonia com as cores escolhidas. Desde modo, a textura pode estar em uma cabeceira (em madeira ou acolchoada), em uma parede (porcelanato ou papel de parede) ou em um tapete. Mas fique atento, “menos é mais”. Por isso não exagere utilizando muitos materiais ou texturas porque elas irão disputar o destaque do ambiente entre si. O bonito é ter um elemento que se destaque.