social

4 FERRAMENTAS DE ARQUITETURA INOVADORAS

4 FERRAMENTAS DE ARQUITETURA INOVADORAS

A tecnologia que arquitetos e designers usam evoluiu dramaticamente nos últimos anos, e ferramentas de arquitetura inovadoras estão se tornando cada vez mais integradas às práticas típicas de design. São soluções inteligentes, onde as empresas e firmas que estão adotando essas novas ferramentas de arquitetura já estão mudando a maneira como abordamos a arquitetura e o design.

 

  1. Varredura por drone

A digitalização por drone está sendo usada atualmente para fotografar projetos e edifícios concluídos. Os drones ultrapassaram rapidamente suas origens militares para se tornarem uma prática padrão em muitos tipos de fotografia e videografia. E, portanto, faz sentido que os drones estejam sendo cada vez mais usados ​​para capturar o ambiente construído, em parte devido à crescente acessibilidade dos drones de alta qualidade.

Na maioria das vezes, os drones são usados ​​atualmente para fotografar projetos e edifícios concluídos, no entanto, algumas empresas de arquitetura pioneiras os estão usando para digitalização do local e feedback durante o processo de construção. Algumas empresas estão até levando a incorporação da varredura de drones um passo adiante, integrando loops de feedback de dados de drones em sua prática de design.

O escritório de design multidisciplinar Noumena, orientado por tecnologia, descobriu que a tecnologia de varredura por drone tem aplicações diretas para arquitetura em situações do mundo real. Sua colaboração com o Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha e Technalia combinou o uso de drones com robôs de cabo e software CAD/CAM para monitorar a construção de edifícios de alto desempenho em tempo real. Isso ajudou a demonstrar o potencial da tecnologia de manufatura aditiva na produção de edifícios sustentáveis ​​de baixo custo a partir de materiais 100% naturais.

drone

 

  1. Impressão 3D

A impressão 3D torna os modelos de arquitetura mais fáceis de construir e tem o potencial de impactar o projeto de arquitetura.  A impressão 3D é uma das inovações mais revolucionárias da tecnologia, com potencial para mudar a face de muitos setores, incluindo a arquitetura. A impressão 3D tem o potencial de não apenas economizar tempo e dinheiro de uma prática arquitetônica, mas também transformar o fluxo de trabalho do projeto.

Ao apresentar aos clientes ou explorar o projeto com mais detalhes, a criação de um modelo impresso em 3D pode ajudar designers e clientes a ver uma imagem mais clara do projeto, vendo como um projeto interage com seus arredores em modelos de cidade em grande escala e percebendo mudanças e desafios você pode precisar superar. Os modelos impressos em 3D também permitem que mudanças e adaptações sejam implementadas muito mais rapidamente e a um custo menor do que a construção de modelos tradicionais.

A tecnologia de impressão 3D também permite que projetos mais complexos e intrincados sejam incorporados aos projetos sem medo de aumentar drasticamente os custos. Isso dá aos arquitetos e designers um grau de liberdade criativa, sabendo que os orçamentos não serão prejudicados por projetos intrincados ou ornamentados.

Nesse sentido, a impressão 3D também tem o potencial de ajudar na restauração de edifícios históricos.

impressão 3d

 

  1. Realidade virtual

A realidade virtual pode ser usada para comunicar a arquitetura aos clientes com detalhes e escala incríveis. Alguns aspectos da revisão de design simplesmente não podem ser representados com precisão por renderizações bidimensionais, tornando o uso da realidade virtual (RV) uma ferramenta incrivelmente poderosa na comunicação com os clientes. De acordo com uma pesquisa da Nvidia, 85% das empresas consideram a revisão do projeto demorada, muitas vezes resultando em atrasos no avanço de um projeto. A RV tem o potencial de mudar isso.

O StudioMB, com sede em Washington, D.C., usou RV ao revisar opções de cores e padrões de acabamento para uma destilaria de rum que eles projetaram, de uma maneira que modelos físicos e desenhos à mão simplesmente não podiam replicar. A DeForest Architects (DA) está sediada em Seattle, EUA, e usa RV para reduzir a necessidade de viagens ao trabalhar com clientes internacionais. Isso permitiu que eles se encontrassem com seus clientes virtualmente “no local” e os conduzissem pelo projeto à medida que avançava, ampliando exponencialmente o alcance da empresa.

 

  1. Realidade aumentada (AR)

A tecnologia de realidade aumentada permite que os usuários experimentem os planos de arquitetura dentro do cenário proposto, tornando-o muito mais imersivo que a RV.

A realidade virtual e a realidade aumentada são muitas vezes agrupadas e seus termos individuais confusos, mas têm vantagens e desvantagens muito diferentes. A realidade virtual substitui o mundo real, enquanto a realidade aumentada é usada para aumentar ou modificar o mundo real, criando uma experiência interativa inestimável para arquitetos.

Enquanto a RV é 100% imersiva e separa você do mundo real, a RA permite que os arquitetos dêem aos clientes uma sensação de escala que não é possível na tela, ao mesmo tempo em que colocam seus projetos no local proposto da vida real.

realidade aumentada

 

Compartilhe: