social

5 INOVAÇÕES EM ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS

5 INOVAÇÕES EM ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS

As inovações em arquitetura, acontece desde edifícios flutuantes a casas autossuficientes, a população global tem uma gama crescente de opções de vida sustentável disponíveis. Construir e acomodar climas futuros é um desafio contínuo e que está sendo abordado de várias maneiras.

No entanto, para soluções de vida verdadeiramente sustentáveis ​​e de longo prazo, a arquitetura deve superar a neutralidade de carbono e adotar a abordagem negativa de carbono, ou positiva para o clima, de remover mais carbono da atmosfera do que é produzido.

Projetos como esses podem ajudar a mitigar os danos causados ​​pelo desmatamento e o aumento das emissões de carbono. Combinado com sensores inteligentes para permitir o monitoramento e a regulação automática do consumo de energia e água, isso pode representar as cidades do futuro.

 

  1. O EDIFÍCIO ENERGÉTICO POSITIVO MAIS AO NORTE DO MUNDO

A Powerhouse Brattørkaia, em Trondheim, Noruega, é um escritório com energia positiva que é agora o edifício mais sustentável até hoje. O escritório, medindo 18.000 m² foi projetado pela colaboração de arquitetura Snøhetta.

O edifício usa uma variedade de tecnologias diferentes para reduzir radicalmente o uso de energia em suas operações diárias. Isso inclui um sistema de bomba de calor, coleta de água da chuva para uso em banheiros e uso da água do mar do fiorde próximo para aquecimento e resfriamento.

Para gerar energia, o telhado e a parte superior de sua fachada são cobertos por 3.000 m² de painéis solares. Estes produzem cerca de 500.000 kWh de eletricidade por ano, mais que o dobro do que o edifício necessita.

O excesso de energia é fornecido a prédios próximos e usado para alimentar veículos elétricos, transformando o prédio em uma usina de energia. O armazenamento de energia também está embutido na pegada do edifício. As baterias são usadas para armazenar energia excedente no verão, quando há luz por até 20 horas por dia, fornecendo energia nos meses de inverno, quando a luz do dia é mínima.

Powerhouse Brattørkaia

 

  1. CASAS SUSTENTÁVEIS E DE ALTA QUALIDADE PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA EM LAS VEGAS

A startup californiana Geoship tem como objetivo mudar a indústria da construção através do uso de cúpulas biocerâmicas. Obtidas a partir de águas residuais, as biocerâmicas são em grande parte à base de fosfato e autoadesivas. Quando combinados, eles formam edifícios abobadados que se assemelham a bolas de futebol.

As telhas são energeticamente eficientes, rápidas de instalar e naturalmente repelentes a insetos e outras pragas. A forma de cúpula o torna altamente resiliente a desastres naturais, incluindo terremotos, inundações e furacões. Como resultado, as casas devem durar mais de 500 anos. O projeto também fornecerá casas gratuitas para vários moradores de rua em Las Vegas. A produção das cúpulas geodésicas deve começar em 2022 e a empresa planeja incluir sistemas de energia renovável como opção para cada edifício.

CASAS SUSTENTÁVEIS

 

  1. PLANOS PARA UMA CIDADE INTELIGENTE NO MÉXICO

O arquiteto italiano Stefano Boeri criou planos para uma nova cidade florestal ecoeficiente em Cancun, no México. O Smart Forest City Cancun foi projetado para acomodar 130.000 moradores em habitações cobertas de plantas, juntamente com um centro de pesquisa científica avançada.

O plano prevê que o local de 557 hectares contenha mais de 7,5 milhões de plantas, capazes de absorver 116.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

A empresa de Boeri está projetando a cidade em conjunto com a empresa de engenharia alemã Transsolar. Incluirá elementos para criar uma economia circular, como painéis solares, terras agrícolas irrigadas usando um sistema de água embutido, um sistema de dessalinização e jardins de água para evitar inundações. Outros recursos incluirão um sistema interno de mobilidade elétrica para os moradores deixarem os veículos nas periferias ao lado de sensores para coletar e analisar dados sobre o uso de energia, água e outros sistemas.

CIDADE INTELIGENTE NO MÉXICO

 

  1. CASAS FLUTUANTES DE DOIS ANDARES ESTENDEM A VIDA NA CIDADE PARA COMUNIDADES COSTEIRAS

A casa conceito flutuante do estudante de pós-graduação da escola de arte Wojciech Morsztyn é uma estrutura de dois andares amplamente autossustentável, alimentada por energia renovável. Criadas como uma solução alternativa ao aumento do nível do mar, as casas podem ser ancoradas juntas em aglomerados. Idealmente localizada a poucos metros da costa de uma cidade, cada Ocean Community conectará casas individuais por meio de passarelas. Quando unidas, várias comunidades podem formar bairros maiores.

Cada casa flutuante funciona com uma mistura de energia solar e elétrica e filtra e armazena água. Devido à proximidade de cada comunidade com a costa, prevê-se que os moradores viajem de e para o continente de forma rápida e fácil, de acordo com os passageiros urbanos regulares. Além de ser de interesse para os proprietários individuais, a indústria hoteleira provavelmente mostrará interesse em oferecer as casas flutuantes como acomodação adicional.

Potencialmente, as casas podem estar disponíveis comercialmente dentro de 10 a 15 anos, e seu custo sugerido é de cerca de 800 mil reais. O desenvolvimento adicional da ideia inclui a expansão de fontes de energia renovável, para permitir que uma comunidade viva completamente fora da rede.

CASAS FLUTUANTES

 

  1. BISTRÔ FEITO COM 100% DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

O Bistrô Zero Waste, feito inteiramente de materiais reciclados e recicláveis, foi encomendado pelo Instituto Cultural Finlandês em Nova York e ganhou um Prêmio de Sustentabilidade no Frame Awards em Amsterdã.

O Bistrô foi construído inteiramente a partir de embalagens de alimentos recicladas. Os móveis e utensílios de mesa também eram 100% recicláveis ​​e vieram de uma variedade de parceiros, predominantemente estilos finlandeses icônicos que foram selecionados com base em sua sustentabilidade.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Compartilhe: