A INOVAÇÃO DAS TINTAS
Em qualquer setor da construção atualmente, a tecnologia tem impacto fundamental em toda a cadeia de processos. Com a pintura e as tintas não seria diferente. O setor de tintas se renova a cada ano, oferecendo ao mercado soluções agregadas de diferentes tecnologias. Atualmente, a busca de multifuncionalidade nos produtos é tendência nas indústrias. Algumas características de tintas já se tornaram muito populares como são os casos das tintas à base d’água – ecologicamente correto – e que não propagam as chamas, além das tintas antimofo em maior número no mercado. Com a crescente demanda do mercado por novidades, constantemente surgem novas opções e tecnologias como podemos ver a seguir:
Tinta metalizada para imãs:
O produto é aplicado sobre a parede, metalizando o local, assim pode-se pregar fotos ou alguns recado diretamente na parede através de imãs, sem haver a necessidade de furar a parede com pregos por exemplo.
Textura de mármore:
Para quem não pode gastar muito com as caras pedras de mármore, uma solução inovadora é a utilização de tintas que dão um efeito marmorizada a parede após a pintura.
Tinta branco mágico:
Uma solução que veio para reduzir custos e evitar desperdício. Muitos pintores reclamavam que ao pintar o teto, passando a titna várias vezes no mesmo local, por não haver uma referência de luz no local. Assim com a tinta branco mágico, ao ser aplicada na superfície, toma a tonalidade que rosa, facilitando a visualização do pintor, de onde ele já passou tinta. Após 30 minutos, a cor volta a ficar branca.
Tintas inteligentes- smart coatings:
Reagem a diferentes situações e estímulos, contribuindo para a adequação da luminosidade ou temperatura do ambiente. Inovação que também ganha força é a utilização dos recursos da nanotecnologia para conferir propriedades adicionais ou incrementar os atributos das tintas.
Tinta antiferrugem:
Aplicado diretamente no material enferrujado, além de tingir dando um aspecto de novo ao objeto ainda o protege contra futuras ações oxidantes.
Tintas solares:
Uma das maiores inovações em tintas atualmente, pesquisadores ao redor do mundo vêm desenvolvendo tintas capazes de absorver a energia do Sol e convertê-la em energia, como elencado a seguir:
- No Instituto de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, os cientistas criaram uma tinta solar que absorve vapor d’água e, a partir dele, produz hidrogênio que é considerado a energia do futuro, pois é renovável e não poluente. A ideia é aplicá-la a qualquer superfície. Caso obtenham sucesso, casas, edifícios, telhados, muros e portões poderão ser fonte de produção e captação de energia limpa.
- Na Universidade de Alberta, no Canadá, os pesquisadores estão trabalhando nesta última década em uma tinta fotovoltaica à base de nanopartículas de fosforeto de zinco. O objetivo é que as superfícies nas quais a substância for aplicada funcionem como painéis solares.
- Na Coreia do Sul, cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia de Ulsan e do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia, criaram uma tinta termoelétrica, que capta o calor residual das superfícies e o converte em energia elétrica.
- No Brasil, o instituto de pesquisa de Minas Gerais CSEM Brasil também produziu uma tinta orgânica capaz de captar energia solar. O produto consiste em uma fita de polímeros e plástico, leve, maleável e transparente, na qual a tinta fotovoltaica é impressa. A tecnologia empregada é a Organic Photovoltaic. Essas fitas podem ser instaladas em diversos locais, como fachadas de edificações, vidros e etiquetas.