ADITIVO PARA CONCRETO NA CONSTRUÇÃO
O aditivo químico é um produto adicionado e misturado ao concreto, que por sua vez é a mistura formada por cimento, água e outros agregados como pedra e areia. Inicialmente, o concreto apresenta-se em estado plástico. Assim, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para muitas finalidades.
O aditivo geralmente é adicionado em quantidades não superiores a 5% da massa de ligante total contida no concreto. O grande objetivo dos aditivos para concreto é modificar suas propriedades no estado fresco ou no estado endurecido, e sua utilização deve seguir as normas contidas na NBR11768.
Objetivos ao adicionar aditivo para concreto
Dentre os principais objetivos podem ressaltar:
– Proporciona o aumento de resistência;
– Acelera ou retarda o tempo de pega;
– Aumenta a capacidade do concreto;
– Torna a mistura mais fluida.
Vantagens do uso de aditivo para concreto
Na utilização do concreto na construção civil, destacam-se algumas vantagens ao se adicionar o ativo, sendo as principais delas listadas abaixo.
Menor consumo
Quando utilizado o aditivo como redutores de água, a trabalhabilidade do concreto é potencializada. Assim, o consumo de outros componentes no material é reduzido. A partir disso, o preço do metro cúbico de concreto tende a ser menor. Porém, suas características de desempenho são ampliadas.
Economia
Como vimos anteriormente, com a redução no consumo de materiais também ocorre a redução do custo, ponto importante quando se pretende construir, mantendo a segurança e qualidade. Uma outra vantagem é que a utilização de aditivos para concreto também proporciona a maior durabilidade da construção, ou seja, aumento da vida útil das estruturas. Assim, seja no curto ou no longo prazo, o uso de aditivos traz economia.
Melhoria das características do produto
Quando utilizados de forma correta, os aditivos para concreto podem proporcionar ainda a maior impermeabilidade do concreto, o aumento da resistência do concreto e a melhoria da fluidez para sua utilização.
Aplicações dos aditivos para concreto
As principais aplicações do aditivo e suas diferentes funcionalidades são as seguintes:
Redutores de água
Reforçando essa aplicação, os aditivos redutores de água são utilizados para melhorar a trabalhabilidade do concreto reduzindo, desta forma, o consumo dos componentes do material.
Incorporadores de ar
Deixam a mistura que forma o concreto mais homogênea e firme. Uma outra característica é que esse tipo de aditivo permite incorporar durante o amassamento do concreto, uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar que são uniformemente distribuídas se mantendo assim até a fase de endurecimento.
Plastificantes
Os aditivos plastificantes reduzem a quantidade necessária de água utilizada, além de oferecerem uma melhor trabalhabilidade ao concreto.
Acelerar ou retardar o tempo de pega
Podendo ser utilizado nestas duas funções, de acordo com cada aplicabilidade, eles podem acelerar ou retardar a transição entre o estado plástico para o estado endurecido do concreto. Portanto, além de minimizar o impacto da fraqueza desse material, o uso de aditivos para concreto também tem o objetivo de aumentar a resistência. Além disso, por proporcionar benefícios econômicos às edificações e prolongar sua vida útil, o uso correto desses aditivos pode ser uma excelente medida de desenvolvimento sustentável para a edificação civil.