AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E SEUS BENEFÍCIOS

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E SEUS BENEFÍCIOS

Automação residencial é uma prática que está se tornando cada vez mais habitual nos lares dos brasileiros, já nos países desenvolvidos esse tipo de sistema é muito comum e natural. Antes de conversar sobre a automação residencial e seus benefícios, propriamente dito, vamos ao conceito de automação. Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. Esta palavra tem origem no grego autómatos que significa mover-se por si ou que se move sozinho.

A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia. A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana. Porém, existe um tipo de automação que se refere ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”. A automação mecanizada é aquela que faz uso de sensores, sistemas de computação (software) e sistemas mecânicos, na linha de montagem e produção das indústrias, monitorada e controlada pelo ser humano.

Então a automação surgiu principalmente no setor de serviço industrial, sendo nomeada de automação industrial. Deste modo as fabricas se tornaram muito mais produtivas e eficientes em sua produção, uma vez que vários processos seriam realizados por máquinas ou software. Com o passar dos anos, desenvolvimento das tecnologias e a mesma sendo mais acessível do ponto de vista econômico, a automação começa a entrar nas residências de modo natural, denominada de automação residencial.

É uma nova experiência em moradia, que proporciona conexão e controle da sua casa e dos seus aparelhos eletrônicos, estando você em qualquer lugar, conectado a uma rede wireless, você pode controlar tudo da palma da sua mão literalmente. É o resultado da integração de seus aparelhos com comandos automáticos controlados até mesmo por um smartphone ou computador. Assim a automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador, sempre buscando mais conforto e praticidade para a população.

Com a mudança na estrutura da sociedade, o homem e a mulher saindo para o trabalho e essa jornada cada vez mais longa e cruel, acreditamos que a questão da automação não é um artigo de luxo e sim essencial para aumentar a qualidade de vida. Por isso, vamos à alguns benefícios:

automação residencial

Maior segurança com automação residencial

Em primeiro lugar e o mais importante dos benefícios da automação residencial. Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial. Além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por apps, é possível também é possível configurar na automação residencial sensores de fumaça, sprinklers e sistemas de comunicação direta com a polícia e empresas de segurança privada. Você pode ligar luzes quando estiver viajando para simular presença dento da residência.

 

Praticidade e Comodidade

Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar. E mais, com o uso da chamada “internet das coisas” é possível programar o GPS de seu carro ou celular para que, ao se aproximar de sua casa, o ar condicionado seja ligado, a cafeteira prepare um café e a porta da garagem se abra assim que o carro se aproximar (isso claro, com uma aparelhagem específica para tais comandos). Alem disso, existe também o sistema de irrigação de jardim: com os sensores de umidade do solo e temporizadores é possível criar a automação residencial no jardim, mantendo as plantas sempre nas condições ideais.

 

Cenas inteligentes

É possível programar a automação residencial de uma forma em que quando se apertar a tecla “cena filme”. Ou seja, o ambiente irá ajustar-se de acordo com a preferência programada na automação residencial. Sendo assim o ambiente é preparado conforme foi programado, por exemplo: as cortinas são fechadas, luzes específicas são acessas, o som é ligado no volume adequado. Ou seja, para automação da iluminação da casa, você pode programá-la para acender em configurações pré-salvas, como “iluminação para assistir filmes” e/ou “iluminação para festas”. Ainda tem o sistema de som, que você pode distribuir músicas e vídeos para todos os cômodos da casa, além de controlar o volume em cada um dos ambientes. Isso seria uma muito legal né!?

 

Economia do consumo de energia

Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência. Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional. Da mesma forma que você pode ligar a luz ou ar condicionado fora de casa, você pode desligá-los se eventualmente for esquecido ligados.

A automação residencial também pode deixar a casa sustentável, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água. E o que isso significa? Que com o passar do tempo esse valor investido, que vamos falar mais a frente, terá um retorno também financeiro – outra grande vantagem desse sistema.

automação residencial

Qual o custo de um projeto de automação residencial?

Uma dúvida comum sobre automação residencial é qual o seu custo. Tudo vai depender do grau de interação do morador.

Ele conta que instalações simples de automação no mercado que custam a partir de R$ 3 mil. Mas um indicador normalmente utilizado é estimar o preço da automação residencial em algo que varia de 3% a 5% do valor do imóvel. Isso para sistemas com maior grau de tecnologia e contando equipamentos e instalação.

Muitas empresas oferecem pacotes, que gira em torno de R$ 15 mil que inclui luzes, ar condicionado, cortinas, TV e circuito interno de câmeras. Com esses itens você terá a chamada casa inteligente completa, de forma confortável, funcionando, integrada e controlada.

Existe também outra forma de deixar sua casa mais tecnológica, com alguns produtos plug and play para automação residencial, são mais simples, mas igualmente eficientes. O problema é que muitos ainda não são comercializadas no Brasil o que os tornam um pouco mais caros que deveria. Outro inconveniente é que muitos deles exigem que o usuário interaja em inglês. Além disso, é necessário que os demais gadgets da casa sejam compatíveis para que eles funcionem a contento. Como o comando de voz é aquele que garante o menor esforço na hora de solicitar alguma tarefa. A ideia mais interessante até então é a de usar um dispositivo semelhante a uma caixa de som convencional. A diferença é que ela também capta o que o usuário fala.

Em conclusão, essas “caixinhas mágicas” têm o objetivo de facilitar a escolha de músicas e opções de entretenimento no geral, além de otimizar o gerenciamento das atividades do dia a dia. Três marcas apostaram neste formato e deram origem ao Google Home, Apple HomeKit e Amazon Echo. Para o funcionamento dos equipamentos integrado a esses dispositivos, como micro-ondas, luzes entre outros é necessário que o mesmo seja “inteligente” tendo essa tecnologia mais atual. Portanto o ponto de energia em que eles sejam ligados também sejam adaptados, as chamadas tomadas inteligentes. Todos os produtos têm também aplicativos com o mesmo nome para smartphones, garantindo a integração com o aparelho.

Por fim, as expressões ‘domótica’, ‘casas inteligentes’ e ‘casas conectadas’ também são usadas para se referir ao mesmo conceito. Domótica é a junção do latim domus, que significa casa, com robótica, que se refere ao que é automatizado. Com a internet e as tecnologias cada vez mais acessíveis em todos os aspectos, as chamadas casas do futuro estão cada vez mais do presente.

Ficou animado para instalar um sistema na sua casa? Conversando com as pessoas certas e fazendo um projeto de acordo com as suas necessidades, expectativas e orçamento. Certamente os resultados serão incríveis e você vai poder se sentir como em algum filme que retrata o futuro! Isso é muito importante, pois há muitas possibilidades e formas de possuir esse sistema que vai desde de necessidades básicas e essências à itens que oferecem conforto extra, de modo que os valores variam de acordo com os itens que você julgar necessários, por isso procure um profissional sério para te orientar nessa escolha e aproveite sua casa e o que ela pode te proporcionar!

Compartilhe o post:

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by