BLOCO DE CONCRETO CELULAR NA CONSTRUÇÃO!

BLOCO DE CONCRETO CELULAR NA CONSTRUÇÃO!

Podemos dizer que o bloco de concreto celular autoclavado, de maneira bem simples, é um material usado na construção civil para as vedações. Ou seja, tem a mesma função do tijolo. Mas será que é apenas isso mesmo? Nós utilizamos esse material na reforma e ampliação da Residência TZ. O resultado foi extremamente satisfatório. Por ser um material pouco conhecido, ainda existe um pouco de pré-conceito, então resolvemos passar informações sobre o assunto e deste modo tentar diminuir este conceito prévio equivocado a respeito do bloco sical.

Entendendo um pouco mais o bloco de concreto celular

O bloco de concreto celular, também conhecido como bloco sical, são produzidos a partir de uma mistura de cimento, cal, areia, água e agentes expansores (pó de alumínio), que produz o efeito de aeração na massa. Como resultado, a grande característica deste tipo de bloco é sua leveza. Quando comparado com blocos convencionais fica ainda mais evidente. O bloco de concreto celular possui uma densidade média de 600 kg/m³. É uma redução expressiva de quase 60% do peso.

O concreto celular pode ser utilizado em todos os tipos de construção: residencial, edifícios, comercial, industrial e institucional. Serve tanto para alvenaria interna ou externa, de divisão, de vedação ou até mesmo estrutural. Quando usado para vedação, é importante ressaltar que pode ser usado tanto para estruturas em concreto armado, quando para construções em estrutura metálica. Acima de tudo, em todos os casos oferece as mesmas boas características no que diz respeito a isolamento térmico, resistência ao fogo, isolamento acústico.

Estas características são diretamente proporcionais ao peso específico e à espessura. Normalmente é comercializado com as dimensões de 30,0cm de altura; 60,0cm de comprimento; tendo uma variação maior na espessura, que pode ser de 7,5 – 10,0 – 12,5 – 15,0 – 20,0cm.

dimensões BLOCO DE CONCRETO CELULAR

Principais características e vantagens do bloco 

Construção sustentável

São também reconhecidos como o bloco verde, pois, sua produção é sustentável, devido ao reaproveitamento da água e de todo o resíduo gerado no processo fabril. O bloco oferece uma alta economia na eliminação de perdas e, consequentemente, na geração de entulho, sendo possível tender à zero de perdas.

Portanto é um produto de alto valor agregado. Sua produção não contamina o meio ambiente e sua utilização não gera desperdício. Seu emprego propicia ambientes termicamente estáveis, com redução do consumo de energia para climatização.

Resistência ao fogo

O CCA é incombustível e oferece resistência ao fogo superior aos blocos convencionais. Uma parede executada com Blocos Sical de 12,5 cm de espessura, revestida com 10 mm de argamassa em ambos os lados, confere uma resistência ao fogo, comprovada, de 240 minutos, atendendo plenamente às normas de proteção contra incêndio.

Conforto acústico

Possui estrutura aerada que absorve melhor as ondas sonoras incidentes, dificultando a sua transmissão para o ambiente interno. Com esse material é facilmente possível fazer um estúdio, ou sala acústica com muita eficiência.

Conforto térmico

O Bloco Sical tem um baixo índice de condutibilidade térmica, sendo de 8 a 10 vezes mais eficiente do que os blocos convencionais. Protege o ambiente interno das variações de temperatura externa.

Produtividade

O baixo peso do produto facilita o manuseio e assentamento dos blocos fazendo com que as paredes sejam construídas com maior velocidade. As dimensões dos blocos também favorecem um ganho de produtividade, pois é necessário um número menor de unidades de blocos para executar um metro quadrado de alvenaria.

Possuem uma alta trabalhabilidade, portanto podem ser facilmente cortados com serrote, possibilitando o aproveitamento das partes restantes e um grau considerável de precisão. Podem ser escarificados e furados para embutimento das instalações. O tamanho superior em relação aos blocos convencionais, associado à sua baixa densidade, possibilita ganhos consideráveis de produtividade.

Economia

Em primeiro lugar, aumentam a produtividade da mão de obra e reduzem o desperdício. Ou seja, economia garantida. Portanto um pedreiro pode produzir, em média, três vezes mais quando comparado com outras opções de bloco. Por ser um material leve de fácil corte ou recorte.

Em segundo lugar o consumo de argamassa de assentamento pode chegar a ser 62% menor do que a quantidade necessária para a construção de paredes planas com blocos cerâmicos e 36% menor do que quando se utiliza blocos de concreto.

Por fim, outro fator relevante na economia será no pós-obra. Por exemplo, com um bom isolamento, haverá uma redução do consumo de energia com a climatização dos ambientes.

Comparação com outro tipo de vedação com o bloco de concreto celular

comparativo de vedações BLOCO DE CONCRETO CELULAR

Especificações técnicas do bloco de concreto

Os Blocos de Concreto Celular possuem diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a serem seguidas para a produção das mesmas. O que é excelente para o consumidor, uma vez que suas características devem ser padronizadas e mantidas. São as NBRs:

  •  13.438:2013 – Blocos de Concreto Celular Autoclavado – Requisitos
  •  13.440:2013 – Blocos de Concreto Celular Autoclavado – Métodos de Ensaio
  •  14.956-2:2013 – Blocos de Concreto Celular Autoclavado – Execução de Alvenaria Sem Função Estrutural Parte 2: Procedimento com Argamassa Convencional
  •  15.575-1:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho Parte 1: Requisitos Gerais
  •  15.575-4:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho Parte 4: Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas – SVVIE.

Portanto podemos concluir que o produto tem bom desempenho e um leque grande de elementos que permitem simplificar o processo relativo à construção em si. Assim sendo mais flexível para permitir a criatividade do arquiteto além de proporcionar economia sem sacrificar a qualidade. Para isso temos a Sical como uma ótima fornecedora e parceira da SIM.

Compartilhe o post:

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by