CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, SAIBA MAIS

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, SAIBA MAIS

A captação de água é extremamente importante. Pois a escassez de água é algo eminente e muito sério que temos que discutir o quanto antes. Algumas medidas devem ser tomadas por todos, por exemplo: aprender a economizar água em seu cotidiano, tanto em casa, condomínio ou trabalho. Uma alternativa muito interessante que gera uma economia de até 50% na sua conta de água é usar um sistema de cisternas para fazer o aproveitamento da água da chuva. É um sistema de baixo custo e muito eficiente.

A cisterna funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável, portanto, não é adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, o carro, irrigação do jardim e até no vaso sanitário. Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens sobre esse sistema:

Vantagens

  • Ecologicamente responsável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável,
  • Pode ser instalada em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento;
  • Representa uma economia de 50% na conta de água;
  • Ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que, caso contrário, iria para rios e lagos e diminui o volume de água da chuva no esgoto;

Desvantagens

  • É necessário disciplina: as calhas devem ser limpas (para impedir contaminação através de fezes de ratos ou de animais mortos) e mantidas em boas condições;
  • O interior da cisterna também deve ser limpo periodicamente;
  • A instalação, se for ligada à rede de encanamentos da casa, precisará de um profissional para rearranjar os encanamentos. De toda forma, em muitos casos, o investimento é devolvido no primeiro ano, senão nos primeiros meses;

Cuidados

Alguns dos cuidados que devem ser tomados são: não recolher as primeiras águas da chuva, pois podem conter sujeiras do telhado e, por isso, deve ser instalado um dispositivo que permita desviar as primeiras águas. Deve ser bem vedada, longe dos raios do sol e de detrimentos de animais, pois assim impede-se a proliferação de algas.

A SIM acredita que essa solução deveria ser uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, uma arquitetura limpa obrigatória em cada edificação construída no futuro.

O que você precisa para esse sistema completo?

Cisterna para Água da Chuva: É o principal elemento do sistema. Nela ficará armazenada a água da chuva que com as próximas chuvas se renovará. Existem vários modelos no mercado. Desde plásticas, passando pela fibra de vidro aos modelos de alvenaria.

O Filtro: Para aproveitamento de água da chuva é importantíssimo para remover pedras, galhos, folhas, animais mortos, enfim, qualquer material que possa ter ficado na calha no tempo em que não choveu.

O Freio: É muito importante no processo de filtragem. Ele reduz a entrada da água na cisterna, logo, as partículas de poeira decantam no fundo da Cisterna sem o risco de deixar a água com má aparência.

O Sistema Flutuante: Agora que as partículas se encontram decantadas no fundo da Cisterna, consequentemente a parte de cima concentra a água mais limpa. Por isso utiliza-se um sistema flutuante, que vai ligado na bomba. O sistema faz a sucção da água presente na parte de cima da Cisterna, garantindo um ótimo aspecto visual.

O Sifão Ladrão: É importante para impedir a entrada de pequenos bichos, além de expulsar o excedente de água da Cisterna evitando que ela transborde.

A Bomba: responsável em enviar a água para uma caixa superior, ou mesmo para uma torneira, isso varia de acordo com os usos pretendidos.

Normas de Referência:

ABNT NBR 15.527 – Aproveitamento-água-da-chuva

Equipe eCycle. Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna.  Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3301-captacao-de-agua-da-chuva-aproveitamento-sistema-cisternas-como-captar-armazenar-coletar-para-aproveitar-vantagens-coletor-modelos-cisterna-ecologica-aproveitando-coleta-pluvial-armazenamento-caseiro-residencial-como-onde-encontrar-comprar

ECOCASA. CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA: POR ONDE COMEÇAR? Disponível em: https://www.ecocasa.com.br/agua-da-chuva-por-onde-comecar

 

Compartilhe o post:

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by