social

COMO APROVEITAR ESPAÇO E DECORAR SEU APARTAMENTO?

COMO APROVEITAR ESPAÇO E DECORAR SEU APARTAMENTO?

Principalmente nos grandes centros, morar em um apartamento pequeno já é quase uma regra. Os novos jovens já buscam um maior minimalismo e isso também diz respeito a moradia. Devido a isso, a necessidade de organizar esse espaço e decorar da maneira que mais torne o ambiente aconchegante é indispensável.

O primeiro ponto a ser levantado é a medição da metragem do apartamento, reserve um tempo para realizar este levantamento e aproveitar ao máximo todo o espaço disponível, deixando um espaço de no mínimo 60 cm entre os móveis para permitir uma boa circulação.

O segundo ponto é: Menos é mais. Este é o conceito do minimalismo, que dentro de espaços apertados surge não apenas como opção, mas como necessidade. Evitar os excessos é essencial para organizar e aproveitar melhor o espaço.

Dicas para decoração de apartamento pequeno

A seguir são listadas algumas dicas que ajudarão a tirar proveito do pouco espaço e decorar com mais eficiência o apartamento.

1 – Paredes claras

Cores claras transmitem sensação de amplitude ao cérebro, aparentando apresentar um espaço maior do que realmente tem. Além disso tonalidades claras como os tons pasteis pode iluminar e energizar o ambiente.

2- Nichos, armários e prateleiras aéreos

Quando não se tem espaço na horizontal, ou seja, no chão, podemos aproveitar o que mais tem em um apartamento pequeno, que são as paredes e também o teto. Com eles presentes é garantido que todas as coisas tenham seu devido lugar, ajudando na organização, eficiência do lar e retornarão atenção para todos os pontos do apartamento, gerando mais uma vez, sensação de amplitude.

aproveitar espaço

3- Investir na modernidade

É importante mobiliar o apartamento com os móveis que mais lhe agradam e te representem, porém móveis mais rústicos podem ser um empecilho na hora de organizar e aproveitar melhor os espaços. Uma boa dica é investir em móveis mais modernos, que seguem o conceito minimalista atual e que irá valorizar e se encaixar melhor no ambiente.

4-Espelhos

Tem sua presença quase obrigatória e garantia de satisfação na decoração de um apartamento pequeno. Isso porque o espelho contribui para uma sensação de profundidade causada pelo seu reflexo do ambiente e ainda por cima deixa um ar de requinte, por exemplo a sala, também refletindo mais luminosidade.

ampliação espelho

5- Invista em uma boa iluminação

Um local mal iluminado pode prejudicar qualquer ambiente por melhor organizado e decorado que ele esteja. Quando se tem apenas uma lâmpada fixa no centro do teto, ela acaba tornando o cômodo ainda menor. Isso serve para ambientes de qualquer tamanho, mas apresenta maior evidência nos pequenos espaços.

Para evitar isso, aposte em um maior número de lâmpadas e a capacidade da iluminação. Junto a isso, seu lar conquista um visual mais atraente e sofisticado e realça mais sua decoração.

6- Móveis retráteis

Ótima solução para pequenos espaços, principalmente na cozinha, onde temos muitas portas e armários. Elaborar uma mesa retrátil para pequenas refeições, pode acarretar num grande ganho de espaço para este ambiente.

7- Portas que integram e separam

Esta dica pode ser adotada somente caso seja permitida reformas mais elaboradas e que não comprometam a estrutura do prédio, ou então no momento da compra por um apartamento novo que siga esse design. Trata-se da remoção de paredes e substituição por portas de correr ou abrir de vidro. Isso traz uma sensação de integração e ao mesmo tempo separa os ambientes da casa, ganhando mais espaço.

decoração ap pequeno

8- Piso que integra

O mesmo tipo de piso pode ser usado nos ambientes para criar sensação de integração. O material escolhido pode ser o vinílico, que tem uma aplicação prática e rápida. Este piso segue rente às portas e aparece como uma moldura, dando continuidade ao desenho e valorizando o espaço.

9- Espaços flexíveis

Por que não flexibilizar o ambiente e torná-lo útil para diferentes situações? É o que pode ser visto na imagem abaixo, A TV pode girar de um lado para o outro, servindo tanto ao quarto como na sala. A cama flexível também pode se transformar em um sofá nos dias de festas e a bancada da cozinha serve de apoio para o bar e durante as refeições.

moveis planejados

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.