social

COMO DIMENSIONAR SEU AR CONDICIONADO

COMO DIMENSIONAR SEU AR CONDICIONADO

Com o verão se aproximando e no meio de uma onda de calor, muitos decidem investir em um ar condicionado. Mas quando começam a pesquisar online, ficam confusos com os números de resfriamento e eficiência de várias unidades, com preços que aparentemente estão correlacionados com cada um, não sabendo realmente o que cada um deles significam. Dado o tamanho do seu apartamento ou casa, de que tamanho de ar condicionado você precisa?

Muitas pessoas compram um ar condicionado grande demais, pensando que proporcionará melhor refrigeração. No entanto, um ar condicionado superdimensionado é, na verdade, menos eficaz – e desperdiça energia ao mesmo tempo. Os condicionadores de ar removem tanto o calor quanto a umidade do ar. Se a unidade for muito grande, ela resfriará o ambiente rapidamente, mas removerá também muita umidade. Isso deixa a sala com uma sensação seca e que causa incômodos. Uma unidade de tamanho adequado removerá a umidade com eficácia à medida que ela esfria. Saber exatamente do que precisa e propor soluções inteligentes farão você gastar menos e ter maior conforto.

Para começar, você provavelmente já viu as letras “BTU” que aparecem na descrição de cada unidade após um conjunto de números. E provavelmente você também está se perguntando como medir adequadamente seu cômodo para um ar-condicionado. Temos algumas informações úteis sobre esses tópicos, então você pode ficar despreocupado enquanto os meses mais sufocantes do ano se aproximam.

 

O que significa BTU?

BTU significa British Thermal Unit e mede a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de meio quilo de água em um grau Fahrenheit. Apesar de ser uma medida internacional, também utilizamos no Brasil, e podemos adaptar para nossa realidade. De acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA), um BTU é aproximadamente a mesma quantidade de energia que você obteria ao queimar um fósforo. Você usará esta forma de medição para comparar com a quantidade de metragem quadrada em seu quarto. Parece estranhamente específico (e sim, o nome é um pouco estranho), mas saber o que são BTUs irá ajuda-lo a encontrar uma unidade de ar condicionado ideal para o seu espaço.

 

Como calculo o tamanho certo do ar condicionado?

Especialistas recomendam 600 BTUs em média por metro quadrado da área de estar que você deseja resfriar. Para sabermos a capacidade correta do condicionador de ar devemos levar algumas variáveis em consideração, como a quantidade de pessoas e objetos que estão no ambiente e a relação do ambiente com a exposição ao sol, se recebe sol de manhã, a tarde ou nos dois períodos.

No caso de um ar-condicionado para quarto, podemos utilizar a regra de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mais 600 BTUs por pessoa extra ou equipamento que emita calor.

Em um quarto de 14m², por exemplo, em que durmam duas pessoas e que tenha uma televisão ligada durante boa parte da noite, o cálculo seria:

14m² x 600 BTUs = 8.400 + 600 BTUs = 9.000 BTUs

Caso o quarto com ar-condicionado fique exposto ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas. Para o mesmo exemplo, teríamos:

14m² x 800 = 11.200 + 600 = 11.800 BTUs

Então, no primeiro exemplo, a escolha poderia ser um ar-condicionado 9.000 BTUs e, no segundo exemplo, você poderia optar por um ar-condicionado 12.000 BTUs.

Uma tabela mais completa poderia ser a seguinte:

Área Sol da manhã Sol à tarde ou o dia todo
9 m² ar-condicionado 7.500 BTUs 9.000 BTUs
12 m² ar-condicionado 9.000 BTUs 10.000 BTUs/12.000 BTUs
20 m² ar-condicionado 10.000 BTUs 16.000 BTUs
25 m² ar-condicionado 12.000 BTUs 21.000 BTUs
30 m² ar-condicionado 16.000 BTUs 24.000 BTUs
40 m² ar-condicionado 18.000 BTUs 36.000 BTUs

 

Se você estiver resfriando a cozinha, lembre-se de que fornos e fogões de mesa emitem muito calor e seu ar condicionado (AC) terá que compensar. Adicione 4.000 BTUs para qualquer unidade que instalar. A última coisa que você deve considerar? Que tipo de unidade AC atenderá melhor ao seu espaço.

 

Uma unidade de parede é igual a uma unidade de janela?

 

Não, esses dois estilos de AC são muito diferentes. Se a central de ar ainda não estiver instalada em seu local, existem várias opções de resfriamento, incluindo condicionadores de ar portáteis, mas as duas mais comuns são unidades de parede e janelas. Um AC de parede ou split é um acessório que funciona o ano todo e é instalado em um orifício personalizado em uma parede externa. A menos que seu apartamento já tenha um, esta opção é geralmente mais reservada para casas, porque normalmente requer um profissional para cortar a abertura da parede. (Se você optar pela parede, tenha em mente que você precisa comprar uma unidade feita para essa finalidade; um AC de janela não funcionará aqui.) As unidades de janela, por outro lado, não requerem quaisquer alterações; você só precisa seguir as instruções da unidade para montá-la com segurança em uma janela apropriada.

Além desses ainda existem AC portáteis, que podem ser transportados para qualquer cômodo e basta colocar a mangueira do equipamento para fora da janela.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.