social

COMO FAZER A LIMPEZA PÓS-OBRA?

COMO FAZER A LIMPEZA PÓS-OBRA?

A limpeza pós-obra é uma etapa fundamental antes de entregar o empreendimento ao cliente. Além de manter o ambiente limpo e pronto para ser utilizado, a limpeza após a finalização é uma atitude que pode detectar defeitos de construção e corrigi-los a tempo. Porém, para que haja o efeito esperado da limpeza após a construção, algumas sugestões e etapas devem ser seguidas. Verifique as seguintes atitudes a para garantir que aconteça da melhor maneira possível. Saiba o que fazer e que etapas avançar para realizar uma limpeza pós-construção com qualidade, agilidade e com o melhor custo-benefício.

1- Elabore um bom planejamento

Uma boa limpeza pós-construção começa já na fase de projeto. Portanto, antes mesmo da geração de sujeira e entulho, é necessário planejar como, quando e onde serão tratados esses resíduos. Com isso, uma vez que a equipe profissional inicia a limpeza, já sabe como administrar esse desperdício, economizando tempo e tornando o trabalho mais organizado. Antes de iniciar a limpeza, também é importante planejar e organizar separado por partes ou cômodos, como forma de otimizar a execução das tarefas.

2- Realize limpezas de forma regular

Evitar o acúmulo excessivo de sujeira no final da construção é fundamental para uma limpeza mais rápida após o trabalho e melhores resultados. Portanto, recomenda-se remover a sujeira mais pesada e superficial, principalmente os resíduos de difícil limpeza após a secagem da argamassa e do concreto. O mesmo é verdade para fragmentos maiores, que devem ser descartados regularmente, não apenas para acelerar a limpeza após a construção, mas também para tornar o ambiente mais acessível e confortável durante a construção. Novamente mantendo um cronograma de limpezas mais leves, porém frequentes, irá fazer com o que o trabalho final seja mais fácil e apresente melhores resultados.

limpeza pos obra

3- Utilize produtos e equipamentos recomendados

Devido à sujeira de difícil remoção, a limpeza após a construção requer produtos específicos e equipamentos suficientes para ser eficaz. Portanto, é necessário entender os tipos de materiais utilizados no processo de trabalho para evitar que sejam danificados pelo uso de produtos inadequados durante o processo de limpeza. Além disso, para realizar a limpeza pós-trabalho de forma mais eficaz, equipamentos e instrumentos profissionais e adequados, como máquinas de lavagem a seco, lavadoras de alta pressão e polidoras industriais, devem ser utilizados para esse fim.

4- Contrate mão-de-obra especializada

Além de todos os fatores acima, ter uma equipe qualificada é a chave para maximizar o efeito de limpeza após a construção. Atualmente, existem muitas empresas que fornecem mão de obra especializada neste serviço.

Em comparação com o treinamento da própria equipe de construção para a conclusão da obra, a terceirização dessa fase da obra costuma demandar menos tempo e custo.

Existe um ganho de tempo e qualidade do serviço, pelo fato destas equipes terceirizadas já conhecerem os produtos, as técnicas e os equipamentos envolvidos na limpeza pós-obra.

Etapas da limpeza pós-obra

Agora que já listamos algumas dicas e formas de agir para tornar este serviço mais produtivo, vamos listar um passo a passo por etapas para garantir a eficácia durante o trabalho.

1- Preparação: Antes de iniciar de fato a limpeza pós-obra, é necessário que o ambiente seja preparado de modo a garantir o maior espaço livre possível. Para isso deve-se antes de tudo, recolher todos os objetos espalhados, retirar móveis e o lixo. O que não for possível de retirar no momento, ao menos deixa-los reunidos no canto.

2- A limpeza deverá começar do ponto mais afastado da entrada da estrutura e deverá ser feita sempre de cima para baixo. O teto, a parede e por último o chão.

3- O primeiro passo para limpar após a construção é tirar o pó. Isso é seguido pela remoção de tinta, massa e gotas de concreto em pisos frios e vidro.

4-Uma vez feito isso, é hora de limpar as janelas, molduras, portas e acessórios para remover a sujeira e vestígios de todo o trabalho.

5-Finalmente, o banheiro e seus objetos são  limpos e desinfetados.

Observância de defeitos de construção

A Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, para edificações habitacionais, propõe que os profissionais responsáveis pela limpeza pós-obra sejam capazes de identificar defeitos da construção.

Na verdade, especialmente nos níveis de parede, piso e janela, alguns problemas diretamente relacionados ao desempenho acústico e térmico geralmente não são detectados até que a poeira e os detritos sejam removidos.

É por isso que a equipe da empresa de limpeza pós-construção tem pelo menos um gerente de operações. Este especialista possui um conceito de engenharia civil, além de coordenar as obras, identificando defeitos e reportando ao engenheiro responsável.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.