social

COMO SER MAIS PRODUTIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

COMO SER MAIS PRODUTIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Ser mais produtivo é desejo de toda empresa, de todo trabalhador e de todo proprietário que está construindo. Pensar em maneiras que aumentem a produtividade na construção civil é uma das discussões prioritárias de qualquer arquiteto ou de empresa de construção, não é mesmo?!

Porém, é necessário entender as variáveis que impactam na produtividade para, a partir disso, definir objetivos, metas e criar boas estratégias para atingir os resultados desejados.  Assim, neste artigo vamos entender melhor como aumentar a produtividade na construção civil e ver algumas dicas interessantes.

 

O que é produtividade na construção civil?

É muito comum confundir produtividade e produção. Apesar dos termos terem relação, eles não são a mesma coisa.  Primeiramente, o conceito de produtividade é: o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado. Já na construção civil, quando se toca no assunto produtividade, isso quer dizer que estamos falando do canteiro de obras e como otimizar a utilização dos recursos disponíveis.

O tema de produtividade é tão importante para o Brasil, que foi criado pelo Governo Federal o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), cujo objetivo principal é oferecer moradia digna para a população brasileira, de forma sustentável e produtiva.

Para isso, quer envolver diversos personagens relacionados com a construção, incluindo os construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes. Os pilares desse projeto são: a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade; a produtividade do setor da construção civil, devido a sua modernização e inovação.

 

Como medir a produtividade na construção civil?

Deming diz que “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”, e quando falamos em produtividade é fundamental saber o que medir.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há seis fatores que estão diretamente relacionados com a produtividade na construção civil, sendo eles:

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: funcionários bem capacitados, remunerados de forma adequada e trabalhando num ambiente que forneça bem-estar, tendem a apresentar melhor produtividade;
  • Retrabalho: Controlar e fiscalizar, padronizando processos auxilia a evitar que o trabalho seja refeito, assim o desperdício é reduzido e os prazos são atendidos;
  • Matéria-prima: bons materiais proporcionam menos retrabalho devido a qualidade e controle sobre o estoque proporciona continuidade do fluxo de trabalho;
  • Layout do canteiro de obras: o espaço de trabalho bem planejado, melhora a circulação de trabalhadores e de máquinas;
  • Segurança do trabalho: quando um funcionário se machuca, além do custo humano imensurável, há prejuízos financeiros e impactos na produção e nos prazos;
  • Planejamento e controle de obras: com um plano de execução bem construído, a tendência é de que a obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais.

 

Dicas para aumentar a produtividade na construção civil

Com o desejo de melhorar a produtividade na sua empresa ou no seu canteiro de obras, seguem algumas situações que você precisará planejar bem e monitorar o desempenho:

  • Capacitação e satisfação da mão de obra;
  • Definição e padronização de processos;
  • Layout do canteiro de obras;
  • Práticas de gerenciamento e controle;
  • Planejamento da matéria-prima

 

Lean Construction para aumentar a produtividade

Este é um processo de construção baseado na importância da incorporação de práticas enxutas desde o planejamento inicial, antes mesmo que o projeto seja de fato aprovado.  Assim, ao contrário da prática tradicional de tentar otimizar cada atividade de maneira individual, a metodologia do LC exige minimizar o desperdício durante todo o ciclo do projeto, através da simplificação de processos.

Seus principais fundamentos são:

  • Tornar os processos transparentes: Melhor integração da comunicação, envolvendo o cliente, a mão de obra e os fornecedores;
  • Agregar valor à construção: Este é um princípio de excelência, ligado às necessidades e às expectativas do cliente;
  • Diminuir a variabilidade: Busca manter o controle e previsibilidade da obra;
  • Otimizar o tempo: tornar a construção mais enxuta utilizando os princípios do Just in Time e priorização de tarefas;

Eliminar o que não acrescenta: ou seja, a construção enxuta. Eliminação de desperdício de materiais, duplicação de esforços e de erros de projeto.

Compartilhe: