social

CONTRATAR UM ARQUITETO, PRIMEIRA BOA ESCOLHA!

CONTRATAR UM ARQUITETO, PRIMEIRA BOA ESCOLHA!

Exatamente, contratar um arquiteto é e pode ser considerado uma solução inteligente, talvez a primeira solução a se tomar quando o assunto é construção a sua casa. Essa contratação será de grande valor! Não é “puxar a sardinha” para nós e sim uma dica que recomendamos. Assim como todos os serviços vale a pena pesquisar o profissional que está em contato e fazer ao menos três orçamentos. Mas fique atento!! Essa questão do valor, não é tudo ponto final iremos aprofundar nesse assunto mais à frente.

O que o arquiteto faz?

Profissional da arte de construir que idealiza, planeja, especifica materiais e elabora os desenhos de um espaço ou obra arquitetônica. Em outras palavras, o arquiteto é o profissional que projeta espaços para os mais diversos usos humanos como casas, prédios, órgãos públicos e praças. Ele é quem planeja as construções, cria as plantas, define os materiais e propões soluções que vão ao encontro das necessidades dos usuários. Quem regulamenta a área de arquitetura é o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto e urbanista sabe entender o sonho de cada cliente, interpretá-lo e transformá-lo em realidade.

Como contratar um arquiteto?

um dia com a facilidade da internet é mais fácil. Com uma simples frase no Google você terá uma lista enorme de profissionais, mas a escolha do arquiteto não será pelo primeiro nome, para isso é necessária uma pesquisa, importante analisar o site, redes sociais e até mesmo fazer uma conversa inicial. Assim é possível ter uma noção da metodologia de trabalho, estilo e, por que não, preço.  Uma boa dica alguma referência de pessoas próximas a você que você conheça o trabalho te agradou e é claro não deu problemas ao seu amigo ou parente.

Analisando a proposta de contratar um arquiteto

Existe alguns fatores que achamos importante ressaltar. A sintonia com profissional, juntamente com o estilo de um mesmo imprimir suas obras. Por mais que o arquiteto faça um projeto para cada indivíduo é sempre notório algumas características textura ou decoração do mesmo é como se fosse uma assinatura nessa linha também é interessante deixar claro que o projeto ou obra é para você.  É importante você não aceitar que o profissional ponha ou exija um determinado material que não é do seu agrado, isso já aconteceu e vai continuar acontecendo. Acontece que em alguns casos o arquiteto deixa-se levar pela vaidade, superando assim o pedido do cliente e o bom senso.

Dito isso muitas pessoas ficam preocupadas com o valor sai daqui contratar esse profissional ele tirar a economia, pense como investimento que trará retorno com certeza, é claro para isso o profissional tem que ser sério. Essa economia você construir surpresas seja a sua obra será concretização do projeto, sendo assim haverá mudanças ou retrabalho durante esse processo. Com o projeto também é possível fazer um orçamento certo e prever exatamente o quanto você vai gastar sem surpresas que podem acarretar até a paralisação da obra.  Outro fator interessante com esse profissional você terá de materiais com ótimo custo x benefício, com seu conhecimento do mercado e marcas. Além disso é a utilização do revestimento de uma fórmula mais aproveita tosa 100 desperdícios chamamos de paginação correta do ambiente

Vantagens de contratar um arquiteto.

Planejamento

É no planejamento que tudo começa. Nesta etapa o arquiteto e urbanista precisa entender tudo que o cliente quer e necessita. Deste modo se prevê toda coordenação do trabalho, o gerenciamento e a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até sua conclusão.

Segurança

Em Arquitetura, segurança é fundamental. É preciso proteger a obra, os trabalhadores e também o bolso do cliente. Segurança decorre de um bom projeto e de uma obra bem planejada e executada. Significa atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado. A responsabilidade técnica dos serviços deverá estar registrada pelo seu autor perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, garantindo segurança técnica, jurídica e patrimonial ao cliente e ao imóvel.

Economia

O arquiteto e urbanista é fundamental para que se economize em uma construção ou reforma. Ele é o profissional que vai fazer um projeto correto e bem planejado, auxiliando o cliente em todas as etapas do trabalho. Somente desse modo é possível prever a quantidade certa de materiais que serão utilizados, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios. Da mesma forma, ao gerenciar a obra, o arquiteto e urbanista saberá orientar a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado. Devido à sua experiência e ao seu conhecimento das técnicas construtivas, o arquiteto tem condições de sugerir projetos inteligentes e sustentáveis.

Conforto

Quando se fala em conforto na Arquitetura, imagina-se logo uma área com redes ou poltronas confortáveis. Mas o conforto em arquitetura envolve muito mais coisas, além da comodidade. Tem uma forte relação com o aproveitamento correto dos ambientes e com a eficiência energética da edificação como um todo. \e é papel do arquiteto garantir esse conforto.

Valorização

É preciso que fique cada vez mais claro que um arquiteto e urbanista é indispensável a qualquer construção ou reforma, que com ele a obra vai ter mais qualidade com menor custo. O arquiteto sabe valorizar pequenos espaços, criar uma iluminação inteligente e sustentável aproveitando a luz natural, zelar pelo arejamento e, ainda, ele é fundamental na colaboração para um acabamento adequado. E tudo isso, na certa, vai tornar o imóvel muito mais valorizado.

Agora colocar a mão na massa e pesquisar mais sobre o assunto. Saiba que estamos à sua disposição para maiores esclarecimentos. Fique à vontade de entrar em contato conosco e assim podemos bater um papo e explicar melhor os processos e etapas do projeto e obra. O que chamamos de ciclo do empreendimento.

Compartilhe: