COR DA LUZ EMITIDA PELA LÂMPADA, COMO ESCOLHER?

COR DA LUZ EMITIDA PELA LÂMPADA, COMO ESCOLHER?

A cor da luz emitida pela lâmpada, também conhecida como temperatura de cor, é um parâmetro que é medido em unidade de graus Kelvin (K). Quanto maior é o número, mas branca é a luz emitida pela lâmpada, e consequentemente quando menor, mais amarela será.

Agora vamos explorar essas diferenças de cor e as sensações que elas passam:

  1. Branco quente – entre 2600 a 3500 K

Luz preferida para restaurantes, sala de jantar, sala de estar, quartos e outros ambientes onde se deseja uma sensação de calma, relaxamento e conforto.

  1. Branco neutro – 4000 a 4500 K

Luz ideal para cozinhas, sanitários e outros ambientes onde alguma tarefa seja executada com necessidade de um nível de atenção normal.

  1. Branco luz do dia – 5000 a 5500 K

Luz ideal para lojas, pontos comerciais, escritórios em geral, salas de aula, onde durante boa parte do dia também pode ser aproveitada a iluminação natural para compor a iluminação total do ambiente, junto à iluminação artificial.

  1. Branco frio – acima de 5500 K

Luz indicada para locais onde as tarefas exijam atenção máxima e onde seja importante realçar a limpeza do ambiente ou falta dela, como em determinadas áreas de produção industrial, clínicas, hospitais, drogarias etc.

diferentes temperatura de cor para lâmpadas

Essas informações são universais a um bom tempo e acreditamos que sempre será. Portanto o que muda e vem mudando bastante é a relação da temperatura de cor nas residências. A mudança contínua de nossa sociedade afeta diretamente os costumes dentro da moradia. Por exemplo, a cozinha que antes era um local fechado, isolado do restante da casa e onde a função principal era de serviço, consistia em um ambiente com luz mais branca. Hoje em dia este ambiente, além de serviço, possui a função social e muitas vezes não está mais isolado e sim integrado a residência. O que se faz necessário o emprego de lâmpada com uma cor mais neutra, harmonizando melhor o espaço.

Características:

Psicologicamente,  a cor da luz passa algumas sensações para nosso inconsciente. A luz branca fria desperta a atenção do cérebro, enquanto a luz branca quente leva a um estado de maior relaxamento. Em geral, a maioria dos homens prefere a luz fria, enquanto a maioria das mulheres prefere a luz quente. É importante destacarmos que muitas vezes os consumidores procuram somente a lâmpada de LED mais “forte”, ou seja, que gera um fluxo luminoso maior em lúmens ou lux, no entanto, não é somente esse fator que deve ser observado na escolha da lâmpada ideal.

Acreditamos que a luz branca cada vez mais vai perder espaço dentro das casas, a não ser que se tenha um cômodo específico ligado ao serviço – onde necessite de mais atenção. Porque nossas residências hoje estão muito mais ligadas ao descanso, relaxamento e vida social tranquila. No passado, homens saiam de casa para trabalhar e deixavam em casa suas mulheres e seus filhos, hoje todos saem de casa, passam o dia todo fora e voltam querendo um cenário mais aconchegante para repor as energias, porque no outro dia começa a correria toda novamente.

diferentes temperatura de cor para lâmpadas

Compartilhe o post:

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by