social

COZINHAS DE CANTO – VALORIZANDO O LAYOUT

COZINHAS DE CANTO – VALORIZANDO O LAYOUT

Nas cozinhas de canto, muitas vezes, a disposição de espaço pode ser um desafio e tanto na hora de instalar armários e prateleiras. Quando a cozinha tem o formato de “L” ou de “U”, surge a dúvida de como dispor armários que ocupem o canto do cômodo. A verdade é que eles podem fornecem um armazenamento muito útil e otimização do espaço, se alocados de forma correta, contribuindo inclusive para um layout mais limpo e acessível.

 

Principais vantagens das cozinhas de canto

Existem diversas formas de montar uma cozinha de canto, havendo no mercado inclusive muitas cozinhas já planejadas. A seguir serão listadas as vantagens dessa disposição.

Otimização do espaço

Como já mencionado anteriormente, a cozinha de canto proporciona a otimização do espaço. Este melhor aproveitamento do espaço é devido ao balcão da cozinha que fica instalado em um canto que muitas vezes não seria utilizado ou de na montagem de uma cozinha normal ficaria esquecido. Isso garante que o centro da cozinha fique totalmente livre e gera inclusive uma sensação de ambiente maior.

Área livre de circulação

Já parou para pensar como é o layout de uma cozinha de fast food? Como ela foi planejada para que os pedidos saiam com maior rapidez e sem erros? Pois é, a cozinha de canto, geralmente é constituída em formato triangular, ou seja, a pia e a geladeira ficam em uma mesma parede e o fogão ou cooktop é colocado na parede ao lado. Esse formato permite que o centro do ambiente fique livre para circulação, e assim como nas cozinhas de redes de fast food, contribui para que não haja obstáculos no caminho ou pessoas se esbarrando, facilitando a movimentação, os processos e evitando inclusive que surjam algum acidente doméstico.

Favorece a criatividade

É mais comum encontrar o balcão da cozinha de canto sempre encostado nas paredes, mas é sim provável usar a criatividade e alterar o layout, fazendo um balcão para refeições, comum em cozinhas americanas. Esse tipo de disposição é mais aconselhável em cozinhas mais amplas e com maior espaço, pois em cozinhas compactas esse balcão de centro pode interferir na circulação e perder espaço de armazenamento no armário de canto para cozinha que ficaria embaixo da bancada.

Integração

Este tipo de cozinha proporciona que os ambientes possam ser integrados, contribuindo para a harmonização de diversos espaços comuns da casa. Como ela é dispostas nos cantos do cômodo, existe um ganho de espaço que pode ser aproveitado para integrar com a sala de de jantar ou até mesmo a sala de estar por exemplo. É possível transformar também o balcão em uma bancada de refeições e dispor no que chamamos de ilhas, no centro do ambiente.

 

Modelos e soluções para cozinhas de canto

A seguir serão listados alguns tipos de cozinha de canto bem como algumas dicas para planejar e implantar uma ótima cozinha que se adeque com o ambiente.

Cozinha planejada de canto

Cozinhas planejadas garantem que o seu ambiente seja melhor aproveitado, gerando um projeto personalizado para cada cozinha. Apesar do custo ser mais alto, ela vai cumprir com todas as exigências para um bom layout. Pode ter armários planejados nas cores, materiais e acabamentos que combinem com o estilo de decoração, além de que podem conter divisórias já pensadas para a colocação dos eletrodomésticos. Armários com prateleiras giratórias ou aquelas prateleiras que se projetam para fora vão fazer com que os espaços sejam melhores aproveitados e contribuem para o fácil acesso a estes espaços. Gavetas planejadas também favorecem o layout e dinamismo do ambiente.

Cozinha de canto com bancada

cozinha moderna

A cozinha de canto também pode contar com uma bancada bastando fazer uma das laterais fora do contorno direto com a parede. A cozinha completa de canto com bancada é excelente para quem adora receber visitas em casa e estar sempre interagindo com todos. E uma dica ainda mais legal para quem quer esse formato de cozinha de canto é integrar à mesa de jantar à bancada da cozinha para um ambiente amplo e dinâmico.

cozinha planejada

Cozinha de canto pequena ou modulada

Muito comum em diversos apartamentos e na casa de boa parte dos brasileiros. Como o espaço é pequeno, a cozinha de canto ajuda e muito na otimização deste espaço. A dica é fazer uma cozinha pequena planejada ou investir em modelos de armários modulados, que já vem prontos nas lojas do segmento. Caso necessário, utilizar divisórias e organizadores para manter o espaço bem organizado. Uma outra dica é para apartamentos pequenos, podendo mesmo em cozinhas pequenas integrar com outros ambientes, aproveitando aquele espaço no cantinho para montar uma mesa de estudos por exemplo e prateleiras para alocar utensílios ou materiais de trabalho.

cozinha pequena

Compartilhe:

Comments ( 2 )

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.