DECORAÇÃO CLÁSSICA
A decoração clássica é um estilo que nós dias atuais não está em alta. Mas não se iluda, mesmo em época de baixa, ainda é um estilo bem usado. E qual será o motivo? Nesse artigo vamos falar sobre esse estilo e suas principais características.
Como dito antes, o estilo clássico é muito usado nas residências, não importa pais ou região. O grande motivo é não sair de moda. Esse tipo de decoração exibe, através de detalhes primorosos, muita sofisticação, elegância e beleza. Portanto agrada muitas pessoas que por achar bonito e ainda ter muita referência, acaba optando por ele.
Essa memória forte do estilo, se dá em suas origens, nos detalhes e requinte da arquitetura grega e romana. Uma grande referência está no cinema, com filmes e series de época onde os grandes palácios ou mansões predominam o clássico, quase em totalidade.
Algumas características
É um estilo que se encaixa em qualquer ambiente, sala, quarto, banheiro. Mas por ter uma característica de imponência, vários objetos decorativos e ao mesmo tempo detalhes pontuais com delicadeza necessária. É preciso ficar atento quando o ambiente for pequeno. Um bom projeto é capaz de produzir um ambiente confortável, com um estilo bem marcado, independente do ambiente ou metragem quadrada do mesmo. Tudo é questão de proporção e equilíbrio.
Assim sendo, nada é simples, ou seja, o minimalismo passa longe. E isso exige um cuidado extra para não sobrecarregar o ambiente com informações demais. Onde o espaço é reduzido, é importante utilizar de cores claras e neutras. E investir em poucas peças que seguem a linha clássica, como um móvel, um lustre ou um espelho com a moldura entalhada. Desta forma é possível ter um estilo marcado com elegância e sofisticação.
Essa questão de cores claras e neutras fazem parte do próprio estilo clássico. O que ajuda esse estilo ser tão duradouro e nunca sair de moda. O estilo se mantém, sem um contraste muito forte, basicamente utilizando-se de 3 cores: o metalizado (prata, dourado e bronze), o marrom (dos mobiliários) e o branco/bege.
Já as cortinas costumam ser longas e confeccionadas com tecidos pesados, como jacquard, veludo e moiré. Tons claros podem ser combinados com cores intensas, como o bordô ou o verde-escuro.
Mobiliários da decoração clássica
Os mobiliários da decoração clássica são, na maioria das vezes, produzidos em madeira escura e podem ou não ter detalhes dourados e acabamentos florais. Os pés e puxadores também costumam ter um design super trabalhado que dão um toque quase vintage ao espaço.
Outra característica é um mobiliário composto por curvas, relevos e muita ornamentação. Tecidos bons, madeira de procedência confiável e acabamento impecável são detalhes primordiais para uma composição clássica. Uma coisa é certa, são sempre mobiliários e materiais de uma forma geral de grande qualidade.
Dicas SIM
Na arquitetura em si, o conceito clássico pede ambientes amplos, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, para transmitir toda a imponência que esse estilo pede. Deste modo, marca bem suas linhas elegantes e sofisticadas.
O visual imponente segue nas paredes. Uma delas pode ser escuras para se destacar, mesclando com a cor predominante no ambiente que, em geral, são claras, como bege, branco e palha. Os papéis de parede também fazem parte desse estilo e quase sempre aparecem com estampas clássicas. Deste modo teremos uma decoração clássica com alguns toques de moderno, o que cai muito bem. Essa mescla sim, é uma forte tendência dos dias atuais.
Portanto se é esse estilo que você gosta, pode ter certeza que você não está sozinha. É um estilo muito usado, não vai sair de moda e muito sofisticado. Por fim, é interessante dizer que é uma decoração que aceita elementos modernos. E que com o auxilio de um bom profissional, é possível deixar sua casa clássica, mas com um estilo próprio, onde você realmente pode dizer e se orgulhar de ser sua!!