social

ENCONTRANDO A COR EXATA PARA PINTAR SUA PAREDE

ENCONTRANDO A COR EXATA PARA PINTAR SUA PAREDE

Tentar encontrar a cor certa para pintar uma parede já é difícil o suficiente, por isso não é de admirar que, quando se trata de combinar essa tonalidade para projetos futuros, as pessoas farão um grande esforço para agilizar o processo. Talvez eles mantenham uma amostra guardada para o caso, ou tenham uma planilha em arquivo listando os nomes exatos das cores. Mas e quando não se tem o registro ou não se sabe exatamente qual a cor na qual a parede havia sido pintada anteriormente? Neste caso podemos utilizar essa ideia postada no TikTok que viralizou.

A dica é muito simples e se torna uma solução inteligente para resolver esse problema. Basta cortar um quadrado atrás de uma tampa de tomada. Esse pequeno pedaço servirá de amostra e a tampa esconderá essa pequena falha. Usar a parede existente é uma ótima maneira de combinar a pintura se você não tiver a tinta original à mão.

Primeiro remove-se uma tampa de tomada e retira uma pequena lasca da tinta da parede atrás dela, utilizando um estilete. Então coloca-se a tampa de volta na parede, escondendo a pedacinho que faltava.

dica pintura 01dica pintura 02

O local atrás da tomada é interessante pois ele fica protegido, ou seja, mantém com mais fidelidade a cor exato da primeira pintura. Normalmente a cor exposta na parede tende a se desgastar e se desbotar com o passar do tempo, seja pela umidade do ambiente, incidência de raios solares, gordura etc. No caso de ser interessante repintar toda a parede, a tinta atrás da tomada é um local ideal para servir como amostra da cor original.

 

Mas então, com o pedacinho de amostra da cor da tinta em mãos o que devemos fazer? Hoje em dia, em diversas lojas de tintas, eles podem usar um scanner de correspondência de cores chamado espectrofotômetro para encontrar a cor da tinta. Vale a pena verificar se sua loja de confiança tem esse aparelho ou alguma outra loja da cidade. Uma coisa a notar é que você não precisa cortar um pedaço inteiro da parede, você só precisa cortar o suficiente para poder descascar a tinta e trazê-la a loja. Isso tornará o processo de repintura mais simples. Recomenda-se levar uma peça de pelo menos 2,5 cm², para que o equipamento consiga identificar com precisão.

 

Outras dicas para facilitar na hora da pintura são:

 

Conheça o acabamento

Embora a tecnologia do espectrofotômetro provavelmente seja capaz de combinar com a cor, ela não será capaz de esclarecer mais detalhes. Você também precisa saber se sua parede tem algum tipo de acabamento: liso, casca de ovo, semibrilho ou com brilho. Isso afetará o mix final que você receberá da loja. A cor pode ser perfeita, mas se o acabamento não corresponder, ainda parecerá fora do lugar.

 

Você não precisa necessariamente cortar atrás de uma tomada

Pegar uma amostra por trás de uma tampa de tomada funciona – e parece que você está fazendo bricolage como um agente disfarçado – isso não é necessário. Pode-se também pegar cuidadosamente uma lasca de tinta de um lugar que é menos visível, como atrás de móveis ou ao redor da parede. área que você já precisaria reparar.

Se já faz um tempo desde a última vez que você pintou, isso pode não funcionar como um retoque e a tinta em suas paredes provavelmente ficou mais clara ou mais escura devido ao ambiente. E a tinta menos visível pode ser de um tom diferente do que está na frente e no centro. Dependendo do tamanho da área que você está pintando, você pode querer considerar pintar a parede inteira para garantir uma aparência coesa.

 

Dê a sua parede um pouco de tempo antes de julgar os resultados

Se você já usou essa técnica e repintou sua parede, mas parece que não deu certo, segure firme. Não entre em pânico se a tinta não parecer imediatamente uma combinação perfeita, cada camada precisa de tempo para secar, então não avalie imediatamente. Espere pelo menos 24 horas para determinar se tudo se mistura.

 

Prevenir é melhor do que remediar

Embora a velha técnica de cortar um pedaço da parede seja confiável, não faz mal ter mais de uma solução de correspondência de tinta na manga. Se puder, guarde uma lata extra de tinta quando terminar. Se você está comprando um novo lugar, pergunte ao vendedor se ele pode deixar tinta extra ou, pelo menos, o nome e a marca das cores de tinta usadas para cada quarto. Identifique as latas com os cômodos em que elas estão, para que você possa ter certeza de combinar com as paredes certas quando chegar a hora.

Compartilhe: