social

ETAPAS CONSTRUTIVAS: FUNDAÇÃO DA OBRA

ETAPAS CONSTRUTIVAS: FUNDAÇÃO DA OBRA

A etapa de fundação sucede a preparação do terreno, sendo muito importante, pois quando não realizada corretamente, é a responsável por causar rachaduras e trincas, que poderão comprometer toda a qualidade e os restante da obra. Ela tem a função de receber as cargas que agem na estrutura considerando por exemplo o peso do prédio e o vento que ele recebe, e distribuir esse impacto ao solo de forma adequada e segura.

 

Principais tipos de fundação e seus usos

Para escolher o melhor tipo de fundação para determinada edificação, é necessário conhecer os esforços resultantes da sua estrutura e as características do solo onde ela se apoiará.

De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 6122/2010 “Projeto e Execução de Fundações”, existem dois tipos principais de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas.

 

Fundações rasas ou diretas

tipos de FUNDAÇÃO

 

Ocorre quando não é necessário grandes volumes de escavação, com até cerca de 3 metros de profundidade. As categorias de imóveis mais comuns construídas em fundações rasas são aquelas cujas cargas são mais leves, e utilizadas em residências térreas, ou caso o solo seja muito firme, em edifícios ou outras estruturas.

Esse tipo de fundação contempla o menor custo de execução, já que haverá menos trabalho e custo com material e maquinário, além da hora-trabalho. Alguns exemplos são:

Sapata isolada: São elementos de concreto armado, geralmente quadrados, retangulares ou trapezoidais, que devem ser dimensionados de tal forma que possa resistir às tensões de tração nela geradas. A sapata corrida suporta a distribuição de carga de maneira linear. É preciso determinar o tamanho de acordo com a carga que atua na coluna e a tensão admissível do solo de apoio. De forma geral seria quando o peso da construção é transmitido para as colunas que, por sua vez, o distribui para as sapatas.

Radier: Ocorre quando a edificação fica em cima de uma placa de concreto armada. Se assemelha a uma placa que abrange toda a área da construção, com toda a sua carga distribuída no terreno.

Bloco de fundação: elemento de base retangular ou quadrada, com elevação parecida a um pedestal, onde sua carga é distribuída sem necessidade de armadura.

Viga de fundação: Elemento comum a vários pilares, onde os centros se encontram no mesmo alinhamento. São empregadas geralmente para centralizar as cargas e as reações em sapatas de divisa.

Fundações profundas

 

exemplos de FUNDAÇÃO

 

Este caso é caracterizado por provocar grandes escavações de solo, necessitando de máquinas específicas e materiais adequados. São utilizados na construção de grandes edifícios, em que há grandes forças atuantes, além de solos moles, comumente presente no Brasil e outros países com costas litorâneas extensas, onde é obrigatório que a fundação seja profunda, independentemente da categoria do imóvel.

Estacas cravadas: Elemento executado por equipamentos ou ferramentas que não requerem a descida dos trabalhadores durante o processo de escavação. Apresentam grandes comprimentos e podem ser de madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, ou tubulares com camisa metálica e preenchimento com concreto.

Hélice contínua:  É um tipo de estaca que consegue perfurar solos em lençol freático.

Tubulões: Uma fundação profunda e cilíndrica, que permite a descida de operários pelo menos na fase final, de limpeza ou alargamento da base. Podem ser feitos a céu aberto ou pneumáticos, além de serem escavados sem revestimento ou com revestimento de camisa metálica ou de concreto.

Caixões: Possui forma de prisma, sendo concretado na superfície e instalado por escavação interna. Pode ser pneumático (ar comprimido), com a base alargada ou não. Neste caso são muito pouco usados.

Como visto, a fundação de obra é uma das etapas mais importantes durante o processo de construção de um imóvel. Portanto, deve ser gerenciada com extrema seriedade e por profissionais capacitados.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.