social

GESSO LISO PARA TETOS E PAREDES

GESSO LISO PARA TETOS E PAREDES

O que é o gesso liso?

O gesso liso é um tipo de revestimento que se tornou muito popular no Brasil e vem ganhando cada vez mais mercado devido a sua rápida e fácil aplicação em paredes e tetos.

Na maioria das vezes ele é aplicado diretamente na alvenaria. Em superfícies de concreto como colunas, vigas e lajes, é necessário aplicar o chapisco com rolo para aumentar a aderência do concreto com o gesso.

O gesso deve ser utilizado apenas em ambientes internos, pois é solúvel em água e sensível a umidade. Como material mais usado frequentemente, o gesso liso possui qualidade superior em acabamentos, pronto para receber a pintura, textura, papel de parede ou a argamassa colante para a aplicação de outros revestimentos cerâmicos.

 

Quais as vantagens do gesso liso?

 Podemos listar alguns fatores que o fazem se destacar e ser uma boa opção em sua construção:

  • Rápida aplicação;
  • Aceita decoração de papel de parede;
  • Possui um acabamento mais fino, com maior qualidade do que a argamassa de cimento, facilitando inclusive na pintura;
  • É aplicada apenas uma camada do produto – em única etapa, ao contrário do reboco em cimento;
  • O gesso liso é um material que isola o ambiente, quanto a poluição sonora. Ideal para quem mora em avenidas movimentadas e barulhentas;
  • Isolamento térmico.
  • É mais barato do que reboco com cimento e chapisco;

parede com gesso liso aplicado

 

Como fazer e aplicar o gesso liso?

 Normalmente é feito por uma empresa especializada, a aplicação do gesso se inicia no teto e depois vai para as paredes. A massa de gesso possui resistência que varia conforme a temperatura e tempo de calcinação, quantidade de água de amassamento e presença de impurezas ou aditivos na composição. Os de pega mais rápida apresentam elevada finura e alta resistência, devido ao aumento da superfície específica disponível para a hidratação.

 

Para iniciar o processo de execução recomenda-se que o substrato – bloco de concreto ou revestimento à base de cimento – esteja concluído há no mínimo um mês. Após esse período deve-se verificar o prumo das paredes, corrigindo com argamassa eventuais falhas e vazios que possam interferir no processo de aplicação. O ideal é que a camada de gesso tenha de 0,5 a 1,0cm de espessura, caso contrário podem surgir rachaduras, fissuras e problemas futuros na pintura. Após a secagem, que ocorre em torno de 3 dias, você deverá ter uma superfície branca, lisa e sem ondulações ou imperfeições, podendo verificar contra a luz se existem ondulações ou rugosidades.

 

Valor da mão de obra e materiais

Normalmente o valor dos materiais e da mão de obra contratada para o serviço é cotado por m². Basta calcular a área do ambiente multiplicando a altura x comprimento das paredes, subtraindo espaços como portas e janelas e também considerando o teto caso necessário. Dependendo da obra, o valor gasto com mão de obra pode chegar a 60%, isso porque é exigido conhecimento técnico para trabalhar com este material, apesar de que os gastos com os materiais serem menores do que o reboco com cimento.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.