HORTA EM CASA, JÁ PENSOU EM CULTIVAR?
Cultivar uma horta caseira pode ser algo muito agradável e relaxante, cuidar das suas plantinhas é uma atividade revigorante e tanto. Além disso, você terá à disposição alguns alimentos e temperos frescos, e uma horta bem planejada ainda contribui com a estética e arquitetura de sua casa.
Para montar sua própria horta, primeiro deve ter ciência de que as plantas necessitam de incidência de luz solar direta para se desenvolverem, escolhendo um local adequado. Se o lugar escolhido receber sol o dia todo, é possível ter uma hora completa, com legumes, verduras e ervas para temperos e chás. Caso contrário, escolha um espaço, ainda que reduzido, em sacadas e janelas que possam receber alguns vasinhos. Projetos de hortas verticais ou recipientes retangulares podem se adaptar perfeitamente bem em parapeitos estreitos e longos, desde que bem iluminados e ventilados.
Quintal ou varanda espaçosas
Neste caso poderão ser criados canteiros diretos no solo ou cercados por tocos e paletes de madeira, garantindo um toque de leveza ao seu jardim. Assim, em cada canteiro você poderá cultivar uma espécie diferente de verduras ou legumes, deixando tudo bem organizado. Cuidados como adubação, controle de pragas, umidade e demais ações devem ser tomados pelo dono da residência ou por um profissional da área.
horta em quintal
Horta em vasos e janelas
Neste caso, é recomendável para ambientes com pouco espaço interno ou apartamentos. É possível cultivar de várias formas usando a criatividade. É ideal para plantar temperos como salsinha, alecrim, hortelã, pimenta entre outros, pois necessitam de um espaço menor para se desenvolverem e ajudam na decoração do ambiente. Lembrando que cuidados com irrigação e sobre o cultivo também devem ser tomados, assim como nas hortas externas. Algumas dicas são:
– Horta suspensa: Uma tábua suspensa por cabos pendurados no teto ou suporte, onde podem ser colocados seus vasos, de preferência em uma pequena área externa para evitar sujeitar e água escorrendo, além de aproveitar a incidência da luz solar;
-Suportes rústicos: Serve para acomodar vasos, e o seu diferencial é que é de fácil manuseio, podendo ser trocado de lugar conforme maior comodidade, além de dar um toque de requinte ao ambiente;
suporte para horta
-Parede aproveitada: Uma parede que divide dois ambientes pode ser usada para fixar pequenos recipientes onde irão crescer temperos. Dão vida aquele espaço pouco aproveitado e exalam aroma agradável no ambiente;
-Sky planter: Tem o aspecto de uma luminária, ficando de cabeça para baixo. Mas a terra não cai pois existe uma malha plástica que segura a planta, além de ser auto irrigável;
-Suportes na parede: Utilizar a parede de uma bancada para instalar vasos e jardineiras em forma de estante também é uma boa opção, aliás, a parede pode ser usada para fixação de varas de plantas, onde os vasos são pendurados por meio de ganchos entre outros diversos suportes.
vasos com hortaliças
Hortas verticais
No caso de hortas verticais, podem ser colocadas numa porta, em suportes de chão ou parede. Além de úteis, elas passam a ser peças de decoração. Garrafas pets e canos de PVC rendem bons suportes, se bem aplicados. Usando a criatividade é possível criar hortinhas em canecas, vasilhas e arandelas. Os canos também podem ser usados na vertical para uma plantação hidropônica, ou seja, sem terra, quando as espécies crescem somente na água. Um equipamento de rega inteligente pode manter as plantas hidratadas no ponto certo.
Esperamos que tenham gostado destas ideias e possam colocar em prática em suas casas!