social

INOVAÇÃO EM PAISAGISMO RESIDENCIAL

INOVAÇÃO EM PAISAGISMO RESIDENCIAL

Tendências e novos conceitos sempre surgem em relação a moradias e com isso, também surgem ideias inovadoras na área de paisagismo. Soluções inovadoras e inteligentes e que contribuem para uma pegada mais sustentável, que muito interessa as novas gerações, aplicado a isso o uso da tecnologia nos proporcionando criações magníficas.

As tendências previstas para o paisagismo refletem os problemas e limitações que afetam cada vez mais o mundo em que vivemos, e constituem maneiras de tentar reverter o tanto quanto possível esse estado de coisas, além da busca por maior eficiência energético e uso consciente dos recursos.

A seguir listamos algumas dessas ações e estratégias de soluções inteligentes para compor o paisagismo das novas residências:

 Uso de vegetações com diferentes funções que promovem a biodiversidade

Mesclando algumas culturas e tipos de vegetação, proporciona uma maior projeção de sombra, barreira acústica e quebra-vento. As árvores com folhas caducas são responsáveis por sombrear a casa no verão e permitir a passagem de calor no inverno.

 Sistema automático de rega do jardim com o reuso da água da chuva

Este sistema mantém a água condicionada em cisterna, proporcionando total economia, além de prover a quantidade certa para cada espécie, promovendo assim uma maior eficiência de tempo, já que este trabalho é feito então de forma automática.

Pomar e horta

Geram atração de pássaros e animais silvestres, produção alimentar, sustentabilidade econômica e aumento do convívio social, trazendo vida ao ambiente e proporcionando momentos únicos de lazer.

Iluminação com LED

Possui maior rendimento luminoso, sem raios ultravioletas, são recicláveis e com baixa manutenção. Luminárias focadas na vegetação, não causam contaminação lumínica e valorizam o ambiente. Existem inúmeras possibilidades de utilizar a iluminação de LED, criar ambientes, desenhos e projetar imagens antes inimagináveis, tudo isso através do uso da tecnologia.

INOVAÇÃO EM PAISAGISMO 2

 

Pisos que permitem a permeabilidade

Estes pisos, além de evitar terrenos encharcados e risco de algum alagamento, favorecem o escoamento da água e recarga dos aquíferos.

Cobertura Verde

Proporciona isolamento térmico e acústico natural, contribuindo para a redução do efeito ilha de calor e facilita a criação de microclima, que é um ambiente onde a sensação térmica é muito mais agradável do que ambientes próximos que não tem esta cobertura.

Lareiras ecológicas

Um novo conceito em lareiras, tem o intuito de trazer conforto quando estão alocadas na parte externa da residência, para proporcionar um ambiente mais acolhedor e além disso sem utilizar material degradante, o que as tornam realmente sustentáveis.

INOVAÇÃO EM PAISAGISMO 3

Revestimento

Usado para decoração o revestimento também contribui para a área paisagística, contando atualmente com tecnologias em porcelanatos que contam com nanotecnologia que facilita a manutenção e contribui para a purificação do ar do ambiente em um processo semelhante à fotossíntese.

Design de interiores

Fugindo um pouco do paisagismo, mas ainda na linha da sustentabilidade, o design de interiores pode ser impactado através do mobiliário fabricado com madeira certificada.

Os tecidos de puro algodão com zero COV’s, os revestimentos sem fenólicos, vernizes e impermeabilizantes não tóxicos também dão um toque de sofisticação sustentável.

Com toda certeza, estas e novas soluções inteligentes surgirão, contribuindo cada vez mais para a qualidade de vida e bem estar das pessoas.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.