MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO FUTURO – MADEIRA
Não é mais suficiente construir uma casa de concreto ou tijolo e encerrar o dia! O planejamento deve incluir os materiais usados na construção. Sustentabilidade, pegada de carbono, preço e inovações são agora considerações que todos os arquitetos devem levar ao decidir sobre seus materiais de construção.
Madeira
A madeira como material de construção está de volta em grande estilo e se tornou o material de escolha para muitos arquitetos. Atualmente esta tendência não para de crescer. Ela é utilizada há 10.000 anos como material de construção, existindo edifícios que podem ser datados de 6000 aC . Só agora podemos ver todo o potencial da madeira para o uso em moradias e edificações.
A madeira é um material barato, leve e fácil de trabalhar durante a construção. Os prédios de madeira levam muito menos tempo para serem construídos do que os prédios que usam outros materiais. O futuro da arquitetura se aproxima cada vez mais de soluções sustentáveis e ecologicamente corretas a cada ano. A madeira realmente armazena carbono e ajuda nosso planeta. Uma vantagem crucial da madeira, ao contrário de outros materiais de construção, é que a cadeia de produção do material produz uma quantidade limitada de emissões de dióxido de carbono. Em vez disso, é parte de um ciclo fechado, onde o carbono é retido na estrutura do edifício.
Arquitetos alemães da Kuhnlen fizeram um design esteticamente agradável que incorpora madeira. O exterior e o interior da casa foram criados com materiais e estilo combinando. A casa permite que duas famílias a compartilhem, mantendo a privacidade uma da outra. Uma construção econômica e um design de interior espaçoso só são possíveis com madeira laminada cruzada.
Madeira compensada
Não são apenas as vantagens econômicas da madeira que a tornam atraente, ela também é um material de construção ecologicamente correto. A madeira compensada está sendo usada cada vez mais como uma solução criativa para pequenos espaços residenciais. Conforme a população aumenta, nosso espaço habitável diminui.
Para os arquitetos, o uso do espaço interior é extremamente importante. Os espaços pequenos têm de acomodar as mesmas coisas que os espaços maiores podem oferecer. A madeira compensada também proporciona uma sensação de calor no design. Muitas pessoas são atraídas pela atmosfera que a madeira confere ao design de interiores. A madeira é um material de construção acessível e muito versátil, podendo ser pintada ou manchada e é muito fácil de substituir se estiver danificada. Usando a inserção de madeira compensada é incrivelmente popular e está ganhando força. No futuro, podemos antecipar que essa técnica será usada com mais frequência . Muitas pessoas pensam que cresceram mais do que seus apartamentos à medida que sua família cresce. Usando pastilhas de madeira compensada, você pode utilizar o espaço de que dispõe e construir de forma mais inteligente em vez de maior.
Através do compensado, permite-se ter as áreas mais importantes em um pequeno espaço. O interior é criado com material natural e durável e cada elemento é cuidadosamente projetado e feito de forma que pode ser facilmente desmontado e construído em outro local novamente.
Além disso um design de sala esteticamente agradável pode ser criado com as necessidades da família em mente. O uso de materiais e posicionamentos cuidadosos permitiu aos arquitetos capturar a luz do dia e iluminar os belos padrões da madeira compensada.
Jornal Madeira
A madeira do jornal é uma nova forma de criar a aparência da madeira na arquitetura. Este interessante novo material de construção foi criado por Mieke Meijer e embora o material seja predominantemente usado para móveis e projetos menores, podemos ver que ele cresceu rapidamente e se tornou um importante material de construção. Reaproveitar materiais para os quais não temos mais uso, como jornais velhos, é uma tendência crescente para materiais de construção. A madeira para jornais é um material a ser observado conforme sua popularidade aumenta.
Os materiais reciclados estão se tornando uma escolha cada vez mais popular em futuras propostas de arquitetura. A madeira para jornais é flexível em termos de formas e tamanhos e pode ser utilizada em vários elementos de qualquer edifício.