social

MURO MODERNO EM CONSTRUÇÕES

MURO MODERNO EM CONSTRUÇÕES

É possível optar por um muro moderno sem deixar fatores importantes de lado, como a segurança, privacidade e sem interferir na estética. Uma das maiores vantagens do muro moderno é a valorização do imóvel, afinal, esse é o cartão de visitas da residência.

Na hora de construir pensamos em vários pontos, desde a documentação até os mínimos detalhes da decoração e acabamento interno. Mas um ponto que as vezes passa despercebido e que também possui um campo grande de possibilidades é na construção dos muros da fachada da residência, unindo beleza com funcionalidade.

Como fazer um muro

Inicia-se pela construção da vala da fundação, onde a profundidade necessária irá depender do tamanho do muro e do tipo de solo que há no terreno.  Depois que o fundo da vala for bem compactado, deve-se colocar uma base de concreto magro de aproximadamente 5cm e depois encher o restante com concreto normal. A seguir, a parede do muro deve ser levantada da mesma maneira que qualquer outra parede de uma casa, no caso de uma parede convencional, ou então de acordo com outros materiais e tipos que veremos a seguir. Hoje em dia é perfeitamente possível ter um muro moderno e barato, bastando apenas ter as referências mais adequadas e algumas dicas importantes, como mostradas abaixo:

Tipos de muros modernos

Muro de alvenaria

A alvenaria é o material clássico e preferido quando o assunto é construção de muros, especialmente para quem preza por segurança, privacidade e baixo custo. Pode parecer que não existe nenhuma inovação ou modernidade neste tipo de muro usado há tanto tempo, mas novos incrementos estão para mudar este conceito.

Para quem deseja um muro moderno de alvenaria, a dica é reforçar o visual do muro com um acabamento diferenciado, como o cimento queimado, um canteiro verde na frente, como também é possível optar por uma combinação de materiais, usando a alvenaria como base principal mesclada a elementos como vidro, pedras e madeira e concreto

Muro de vidro

O muro de vidro é a referência para quem busca um projeto moderno, arrojado e autêntico. Apesar de ainda ser pouco comum, o muro de vidro vem ganhando destaque, a medida também que a robustez deste material é comprovada.

A vantagem desse tipo de muro é que ele garante uma estética clean e elegante para a fachada. Ainda mais pelo fato da segurança não ficar de lado nesse tipo de muro, pelo contrário, uma vez que é utilizado vidro temperado e até mesmo blindado, como em casas de alto padrão.

Por outro lado, o muro de vidro tem a desvantagem de precisar de limpeza e lavagem constante. Outro ponto que pode pesar contra o muro de vidro é o preço, já que ele pode custar bem mais caro que um muro tradicional de alvenaria, por exemplo.

muro de vidro

Muro com grade

Muito comum nas casas brasileiras, a construção de muros com grades garante visibilidade, ventilação e luminosidade para o interior da residência. Esse tipo de muro geralmente possui uma altura máxima de 50 centímetros e o restante é constituído pelo gradeado.

A inovação construtiva neste tipo de muro está na opção por grades de linhas retas e design minimalista.

Muro de tijolinhos

Os tijolinhos são tendência nas construções modernas e podem ser usados, inclusive, para os muros. Pode-se optar por fazer toda a estrutura e construção do muro usando tijolinhos ou usar o material apenas no revestimento de um muro de alvenaria.

A estética moderna desse tipo de muro fica ainda mais garantida quando combinada a materiais como o aço ou o vidro.

Muro de madeira

A madeira é outro material clássico e atemporal, garantindo firmeza. A dica aqui é usar o material para a construção integral do muro ou mesclá-la a outros materiais como o concreto, por exemplo. A madeira também fica incrível quando usada como revestimento de um muro de alvenaria. Cuidado apenas para garantir a manutenção frequente da madeira, de modo que ela não se danifique com os efeitos do sol, da chuva e de insetos como o cupim.

muro de madeira

Muro de pedra

A pedra é comumente vista em projetos de muros rústicos, e que pode ser modificado e utilizado em projetos modernos. Para isso, uma boa opção são pedras de aparência mais limpas e filetadas. A pedra ferro também é uma ótima opção para construção de muros modernos.

muro de pedra

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.