social

O QUE BRIEFING PARA PROJETOS ARQUITETÔNICOS?

O QUE BRIEFING PARA PROJETOS ARQUITETÔNICOS?

O que briefing para projetos arquitetônicos nada mais é que a conversa inicial com o cliente. Onde montamos juntos o programa de necessidade que aquele tipo de projeto precisa. Esse processo é uma etapa de projeto que se faz útil seja para qualquer tipo de uso para a edificação: residencial, comercial, institucional ou corporativo. Portanto nessa reunião é anotado e registrado todas as necessidades, desejos dos clientes além de dados técnicos relevante que nortearam a próxima etapa do serviço.

O briefing de arquitetura é uma das etapas mais decisivas para a contratação e o bom andamento de um projeto. Por isso temos que dar uma atenção a essa conversa e colher o máximo de informação. Para isso é importante ter um procedimento padrão para não deixar nada passar. Portanto o briefing bem feito gera velocidade, consequentemente economia e satisfação do cliente. Além de diminuir significativamente o retrabalho.

Não existe um modelo padrão, com regras rígidas, a serem seguidas na hora de elaborar o Briefing, já que isso é algo pessoal de cada profissional. Porém existem alguns pontos muito importantes a serem discutidos, como:

  • Dados de contrato: nome, localização, e-mail, melhor horário para contato, prazos;
  • Perfil dos clientes: estilos de arquitetura preferidos, gostos e hábitos pessoais, expectativas;
  • Programa de necessidades: contendo os cômodos da residência e como serão utilizados. Por exemplo, sala de jantar para 8 pessoas que seja confortável, aconchegante e integrada a cozinha.

Para isso é montado uma espécie de questionário mesmo, com a intenção de recolher as informações de forma eficiente, sem deixar nada passar. Mas o questionário não é uma coisa maçante, tratamos disso de forma bem natural, de modo que não fique desgastante para nenhuma das partes. Temos sempre que ter a consciência que o Briefing é bom para os dois lados.

Exemplo para perguntas briefing para projetos:

  • Quais são Hobbies/hábitos do cliente?
  • O que não pode faltar na residência/ambiente/projeto?
  • Quais cores agradam?
  • Tem animais de estimação?
  • Como deve ser a iluminação (pouca luz, muita luz, fria, quente, direta, difusa)?
  • Possui terreno?
  • Qual a relação do cliente com a tecnologia e automação (som, vídeo, cortinas, iluminação, climatização)?

Outra técnica bastante eficaz nesse momento inicial do processo, além do questionário. É a parte visual e definição de uma linguagem arquitetônica para o empreendimento em questão. Para isso temos uma série de imagens de alguns ambientes com estilos diferentes. Assim o cliente atribui notas aos ambientes mostrados e cabe aos arquitetos interpretar essas opções e o que agrada especificamente ele.

 

Exemplo para imagens briefing para projetos arquitetônicos residenciais:

briefing projeto externo

Para imagens briefing para projetos de interior:

briefing projeto interno

Imagens para materiais:

briefing projeto interno

Portanto o Briefing já faz parte do Estudo Preliminar (primeira etapa de um projeto). Quando feito corretamente é o primeiro passo para o sucesso de um projeto. Ele auxilia o desenvolvimento do projeto, colocando no papel tudo que é importante. Ajudando até o cliente a definir algumas coisas e pensar em outras que não passavam pela sua cabeça. Assim sendo, é muito importante escolher as perguntas certas para o seu cliente, afinal, um briefing mal feito irá gerar má interpretação e certamente resultará em perda de tempo e dinheiro, gerando desgastes desnecessários entre o profissional e o cliente.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.