social

O REVESTIMENTO DE MADEIRA NA DECORAÇÃO DA CASA

O REVESTIMENTO DE MADEIRA NA DECORAÇÃO DA CASA

O uso do revestimento de madeira em residências tem a capacidade de impactar positivamente em cada ambiente, agregando em sofisticação e elegância. O revestimento de madeira é uma forma de trazer uma textura diferente para as paredes, pisos e fachadas. A grande vantagem é que ele ajuda a conservar a temperatura e ainda cria um isolamento acústico, proporcionando um espaço aconchegante, ideal para momentos de relaxamento. Claro ou escuro, o revestimento de madeira conversa com diversos estilos, do clássico ao moderno.

Como utilizar o revestimento de madeira

Muitas são as opções para este tipo de revestimento, voltando a ser amplamente utilizado de diversas maneiras criativas. Atualmente, o revestimento de madeira é produzido de forma sustentável, de modo a agredir da menor forma possível o meio ambiente. Abaixo listamos algumas dicas de utilização:

Revestimento de madeira para fachadas: apresenta o cartão de visita e a preocupação do morador com a estética da residência. Além disso, uma fachada revestida com madeira garante modernidade, principalmente quando combinadas com esquadrias grandes que permitem áreas externas bem iluminadas. Neste caso o tipo de madeira mais utilizada é a madeira maciça.

Revestimento de madeira para piso: é o chamado carpete de madeira e esta é a melhor saída para quem gosta de mudar o estilo da decoração com bastante frequência, pois o piso de madeira combina com os mais diversos estilos – romântico, moderno, colonial e contemporâneo. Um dos tipos de piso é o laminado, ele recebe uma camada protetora em sua superfície o que o torna resistente ao desgaste causado pelo uso.

madeira na decoração

Revestimento de madeira para parede na sala de TV: As televisões modernas podem ser preparadas em forma de quadro, ganhando destaque na sala de estar. Um painel de madeira pode ser a solução que faltava para incrementar o ambiente, ocupando boa parte ou a parede totalmente. A instalação desse tipo de revestimento deve contemplar dois cuidados básicos: resistir ao peso da TV e ter espaço para ocultar os fios e cabos elétricos. Assim, você garante segurança e harmonia.

 

Para quem vai projetar uma nova decoração da sala, seja na reforma ou em um projeto novo, a madeira pode cair bem na decoração, mantendo um ambiente moderno e sofisticado. Traga o ar rústico, combinando todos os elementos, desde a pintura, o piso, os móveis e tapetes escolhidos para o ambiente.

uso madeira decoração

Revestimento de madeira para a cabeceira da cama:  As camas box se popularizaram e eliminaram a necessidade das cabeceiras, sendo assim, surge uma nova opção de decoração, aproveitando o ganho de espaço. Esta solução é a instalação de um painel de madeira na parede atrás da cama, dando uma sensação de acolhimento e aconchego. Para incrementar ainda mais, podem ser acoplados alguns itens, como luminárias e interruptores.

madeira aconchego casa

Parede de madeira para o banheiro: Uma ótima maneira de deixar o banheiro mais aconchegante é com o uso da madeira como revestimento. Por ser uma área molhada, o posicionamento deve ser escolhido com cautela para preservar o material: áreas do box de banho e que recebam o contato direto com a água devem ser evitados. Felizmente, os revestimentos em PVC e os novos porcelanatos que imitam a madeira cumprem este papel, se assemelhando ao material original e mantendo a resistência que estas áreas precisam.

No revestimento de madeira para parede, nos diversos casos, pode-se utilizar madeiras reutilizáveis, de demolição ou dispostas em pallets que caem bem tanto em salas como no quarto.

A cor da madeira é uma de suas decisões mais importantes. Ambientes maiores e com boa iluminação pedem opções mais escuras, como cumarú, jatobá, ipê e sucupira.

Em espaços mais aconchegantes, você pode considerar tons claros como amêndola, freijó, tauari e teca. Naturalmente, a melhor escolha vai depender dos outros móveis e itens de decoração.

 

Compartilhe: