OS 4 MELHORES LAYOUTS PARA SALA
Existe um ditado antigo que muitos sabem ser verdadeiro: às vezes, as melhores ideias nascem por necessidade. Isso é especialmente verdadeiro quando você é um morador de um pequeno apartamento tentando descobrir a melhor maneira de organizar sua casa. Frequentemente, a configuração certa pode fazer toda a diferença, então é melhor você acreditar que há muito o que possa ser feito.
Planejar um pequeno espaço muitas vezes parece um jogo de Tetris. Os apartamentos na cidade raramente oferecem espaço suficiente para um sofá grande, muito menos uma mesa de centro ou um local de entretenimento. Mesmo quem já tenha trocado a cidade pelos subúrbios, ainda pode acompanhar estas dicas de decoração fazendo valer a metragem quadrada da sua propriedade.
Quer sua casa seja minúscula ou apenas queira algumas ideias para aproveitar ao máximo seu espaço, verifique os layouts abaixo de casas que fizeram com que tudo, desde até mesmo um estúdio confortável parecesse mansões palacianas.
Escolha peças que tenham dupla função
Assim como cada centímetro conta em um espaço pequeno, o mesmo acontece com cada peça de mobiliário ou decoração que você traz. Tirar o máximo proveito do seu layout pode se tornar muito mais fácil se você selecionar itens que cumpram o dobro (ou até o triplo!) de sua casa. Caso em questão: a sala de estar deste apartamento de 70 metros quadrados, que possui muitos assentos, graças a uma seção de grandes dimensões.
Para compensar o espaço perdido por essa escolha de móveis, pode-se usar um pequeno banquinho circular como mesa de centro. A forma redonda e a superfície plana permitem que a peça se flexione facilmente como uma superfície para bebidas, velas, livros e muito mais, mas ela pode se transformar rapidamente em assentos extras caso vocês recebam companhia. Espaços pequenos têm tudo a ver com trocas, e este é um que vocês devem estar dispostos a fazer considerando os resultados.
Preste atenção às passagens
Casas pequenas têm uma tendência a não ter espaço no chão, resultando em um labirinto desordenado pelo qual você precisa navegar para andar de um cômodo para outro. Este apartamento estúdio de 80 metros quadrados resolve esse problema, empurrando quase todos os móveis contra as paredes, criando muitas passagens arejadas para fazer o seu caminho de uma sala de estar para outra.
Embora a disposição dos móveis contra a parede seja tipicamente um projeto impossível, ele funciona em um espaço pequeno como este porque aumenta a leveza da sala enquanto aproveita ao máximo a metragem quadrada que, de outra forma, ficaria sem uso. Então você ouviu aqui: não há problema em empurrar sua cama para um canto, e o perímetro de um quarto pode ser o melhor amigo de seus móveis.
Opte por móveis de pequena escala
O apartamento pode parecer muito mais espaçoso, devido em grande parte à sua escolha de móveis. Em vez de encher a sala de estar com peças de tamanho normal, como uma poltrona enorme, pode-se trocar por uma cadeira de jantar mais confortável e aerodinâmica para se ter assentos extras. O resultado final ainda fornece uma área de estar completa, mas também há mais espaço para a decoração, como muitos vasos de plantas e uma mesa lateral.
Escolha uma divisória arejada
Divisórias são uma maneira muito inteligente de ganhar espaço, de modo que elas acabam servindo como prateleiras e cumprem a função de separar ambientes. A peça serve a vários propósitos, permitindo que se exiba itens colecionáveis e separe seu espaço de vida em um cômodo distinto. A melhor parte é que isso é feito sem privar o cômodo ao lado da luz e claridade.
Se você não é do tipo faça você mesmo, pode obter essa mesma aparência e efeito com uma divisória suspensa na parede, uma tela de privacidade que apresenta um padrão com recortes ou até mesmo uma estante de livros. No caso da última opção, apenas certifique-se de permitir o fluxo máximo de luz possível.