social

OS BENEFÍCIOS DE UM TELHADO VERDE

OS BENEFÍCIOS DE UM TELHADO VERDE

O telhado verde não é bem uma novidade e vem ganhando cada vez mais espaço nas construções novas no Brasil. Aliás, sobre isso, ainda há muito o que se avançar em atitudes mais ecológicas, que respeitam o meio ambiente e aproveitam os próprios recursos sem alterar a ordem natural. Desta forma, é possível sim construir o chamado ecotelhado e ter acesso aos benefícios de uma construção verde, para se ter melhor aproveitamento do ciclo da própria natureza, como Sol e chuva.

Como é construído?

Construir um telhado verde não é apenas colocar terra sobre seu telhado e plantar algumas plantas. São necessários alguns cuidados especiais para que você não tenha problemas futuros com sua edificação. Neste artigo você vai aprender um passo-a-passo sobre como construir um telhado verde com segurança em sua residência.

Este modelo é constituído basicamente de 7 camadas diferentes parar compor sua estrutura. Cada porção possui uma função e resulta na sinergia da captação da água da chuva e do calor do sol no sistema como um todo, mantendo assim a vida da terra e das plantas.

As camadas de um telhado verde

Por ser elemento de um projeto sustentável, é mais barato e útil a médio ou longo prazo já que faz a síntese de diversas gestões como águas, energia, resíduos, alimentação ou até atmosférica. Na hora de se construir o telhado, certamente haverá um custo (nada exorbitante), porém esse preço será compensado exatamente pelo retorno de se utilizar o próprio sistema da natureza. Em termos de investimento, pode ocorrer uma variação a partir dos detalhes de cada projeto e, por isso, não é possível definir um valor exato da obra. Mas já existem empresas que fabricam módulos que facilitam a implantação e tornam a escolha mais acessível.

De acordo com o engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó. “Ao invés de gastar energia para retirar calor de um prédio, evitamos que o calor se acumule no entorno. Ao invés de pintar, temos a renovação espontânea de folhas, entre outros benefícios que equilibram a relação do ser humano com a natureza”.

Alguns dos principias benefícios gerados pelo telhado verde são:

  • O telhado verde não propaga calor como os sistemas de coberturas mais comuns, como a laje ou telhas convencionais, assim sendo, existe um auxílio maior para que o edifício não esquente excessivamente;
  • Esta tipologia pode absorver até 90% mais calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto;
  • Isolamento acústico, pois o sistema também absorve os ruídos do entorno;
  • Retenção a água da chuva de modo que esta não caia direto nas galerias urbanas.
  • Cria um agradável terraço para diversos tipos de usos;
  • Ganho estético considerável;
  • Versatilidade de implementação, pois a cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira.

Caso tenha se interessado por esta tipologia de cobertura, informe seu arquiteto este desejo, porque isto deverá ser considerado no dimensionamento das lajes e vigas de sua residência.

Agora, se você estiver reformando sua residência e por acaso surgiu a ideia de construir um telhado verde, será necessária uma verificação das condições da estrutura de sua casa. Assim, um engenheiro civil poderá avaliar se as lajes e vigas da edificação têm capacidade para receber as cargas de um telhado verde.

Por fim a SIM acredita que essa é uma solução inteligente que, se possível, deve ser adotada em sua moradia. São muitos benefícios agregados (estético, conforto e funcional) a um baixo investimento.

 

Compartilhe: