OS PROJETOS COMPLEMENTARES SÃO NECESSÁRIOS, SIM!

OS PROJETOS COMPLEMENTARES SÃO NECESSÁRIOS, SIM!

Os projetos complementares são muito importantes no processo de construir seu empreendimento, seja ele uma residencial, comercial ou industrial.  Uma vez que já informamos a importância do projeto arquitetônico, vamos agora falar um pouco mais sobre os projetos complementares para a sua construção. Como o próprio nome diz, eles integram a obra e precisam de profissionais especializados para que tudo seja executado com qualidade. Outro ponto importante é estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esse nome é dado justamente por complementar todo o processo de projeto necessário para construir. Assim, juntamente com o arquitetônico os desenhos necessários para a construção ficam completos e corretos. Deste modo é possível construir de uma forma acertada e prevenindo os problemas que possam ocorrer durante a etapa de construção.

Os projetos complementares estão ligados a engenharia.

São em várias áreas de atuação dentro da construção civil por exemplo: projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, projeto de prevenção combate a incêndio e vai depender muito da sua necessidade e seu interesse em adquiri-los. O que acontece na maioria dos casos, há uma negligência na contratação dos mesmos, muito dessa escolha se dá a desinformação. As pessoas ainda tem um pensamento que é um gasto a mais dentro da construção e que pode ser cortado sem problemas, sem essa contratação haverá uma economia.

O que na verdade é totalmente o oposto, os projetos complementares devem estar no consciente que é um investimento muito importante para a construção e em sua maioria das vezes geram uma economia para você. Com os projetos elaborados com critério e feitos da maneira correta é possível economizar em materiais, retrabalhos e até mesmo na velocidade de execução de sua obra. Ou seja, o canteiro torna-se mais técnico e diminui consideravelmente o achismo.

Outra dica importante é a contratação destes projetos com o projeto arquitetônico em andamento, com isso há uma interação de todos os profissionais envolvidos e consequentemente com os projetos. Essa interação dos projetos ainda na fase de concepção é o ideal, pois as mudanças nesse momento acarretam o menor gasto dentro do processo. Porque ainda estamos com tudo no papel e com desenhos em nível básico ou até mesmo de estudo preliminar. Com essa influência mútua bem-feita e todos os projetos compatibilizados (analisar e resolver interferências de um projeto no outro – isso para todas as disciplinas) teremos um resultado final mais correto e real possível, prevendo problemas que certamente iriam ser vistos em obra, e para resolve-los em uma fase avançada acarretaria mais gastos, mais tempo e até mesmo piores soluções.  Agora vamos falar um pouco sobre alguns destes projetos, reforçando suas importâncias e apresentando suas características.

Alguns exemplos de projetos complementares:

Projeto estrutural

É o dimensionamento das estruturas que irão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do empreendimento contra rachaduras e desabamentos. Uma estrutura com lajes, vigas, pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa, obrigatoriamente, segurança. É preciso que haja um perfeito equilíbrio entre os materiais dentro dos elementos estruturais para que as peças sejam consideradas seguras e, consequentemente, toda a obra. Uma estrutural mal dimensionada pode até não cair, mas traz problemas como trincas que são, na maioria das vezes, de solução muito difícil e cara.

Para o projeto de fundação da construção é necessário o Laudo de sondagem do terreno. Infelizmente, existe no Brasil uma cultura de que as obras de pequeno porte não precisam desse tipo de laudo. O laudo de sondagem do terreno não pode ser visto como custo extra porque, além de representar um aspecto de segurança para a obra, pode representar também uma economia, visto que reduz a incerteza no dimensionamento. Outro documento bem relevante na hora de fazer o projeto estrutural é a topografia do terreno. Porque o calculista precisa dessas características para executar um bom projeto.

PROJETOS-COMPLEMENTARES- PROJETOS-COMPLEMENTARES-

Projeto hidrossanitário

O projeto hidrossanitário é o responsável pelo bom dimensionamento das tubulações de águas e esgotos sanitários e pluviais. Promove economia, conforto e higiene. Casos comuns de pouca pressão de água em chuveiros e mal cheiro em ralos são oriundos da falta de um bom projeto hidrossanitário.

Projeto de prevenção e combate a incêndio

A função deste projeto tange principalmente o fornecimento de soluções eficazes que visem à proteção contra a ocorrência de incêndios, e também o combate ao incêndio que já ocorre. A instalação do projeto de prevenção e combate a incêndio visa sempre minimizar prejuízos. Sendo que sua elaboração e execução são planejadas por profissionais habilitados pelo Corpo de Bombeiros e pelo CREA regional. Ou seja, uma boa empresa de projeto de prevenção e combate a incêndio prevê um acompanhamento prático e teórico do cliente junto à equipe responsável pelo projeto, medida tal que pode trazer mais eficácia ao serviço.

Projeto elétrico

O projeto elétrico consiste no dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos. É um projeto muito importante, pois uma instalação mal dimensionada e mal executada, apesar do emprego de material de primeira qualidade, pode acabar gerando grandes despesas futuras e até acidentes de grandes proporções como incêndios.

PROJETOS-COMPLEMENTARES-

Projeto de telecomunicações

Os projetos de telecomunicações consistem em cabeamento estruturado com dimensionamento adequado. Possibilitam uma maior eficiência em seu empreendimento, além da redução dos custos com sistemas e tecnologias inadequadas. Nesses contemplam cabos de internet, câmeras de segurança, e o cabeamento para TV. Uma forte tendência nos dias atuais é a chamada automação residencial, e para isso, é necessário um bom projeto onde é pensado as estratégias e as interações que forem da escolha do cliente.

Projeto gás canalizado tipo GLP e GN

O projeto de rede de gás detalha o sistema para utilização direta do gás em cozinha. Separa o aquecimento de água em edificações residenciais, comerciais e industriais. Para que esse processo seja vantajoso financeiramente e principalmente seguro, é necessário que todo o sistema seja projetado adequadamente, seguindo as normas técnicas aplicáveis, além da utilização de material e mão de obra especializada.

Saiba mais sobre projetos complementares …

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea) regulamentam a responsabilidade técnica sobre projetos e execução de arquitetura e engenharias, vistoriando e garantindo a qualidade da construção. Embora seja aconselhada a apresentação de todos os projetos em qualquer obra, é nas construções mais complexas ou com mais de 100 m² que os projetos complementares são exigidos pelos órgãos federais. Portanto não é obrigatório a elaboração dos mesmos para qualquer obra, e sim uma recomendação. Acreditamos que é mais que uma recomendação é realmente uma dica de como fazer as coisas de maneira correta e com muitos benefícios. O que temos que ficar atento é a necessidade pela escala da construção que se propõe. Pois há uma gama muito grande de tipos de projetos complementares. Podem ser “básicos” como estrutural – que toda construção deve ter ou mais complexo como projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Como o próprio nome sugere, tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas.

Esse é um assunto bem técnico e por vezes até complexo. Portanto a dica aqui é se você estiver no processo de construção, faça uma pesquisa aprofundada sobre o assunto e pergunte para seu arquiteto a opinião dele e tenha bem definido o que é importante e necessário para você.

PROJETOS-COMPLEMENTARES

Compartilhe o post:

Comment ( 1 )

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by