PISO AUTONIVELANTE: O QUE É E COMO É UTILIZADO
O piso autonivelante possui cimento modificado com polímeros que possui características de alta fluidez e, ao contrário do concreto tradicional, não requer adição de quantidades excessivas de água para sua colocação. O concreto autonivelante é normalmente usado para criar uma superfície plana e lisa com uma resistência à compressão semelhante ou superior à do concreto tradicional antes da instalação de revestimentos de pisos internos. O concreto autonivelante aumentou em popularidade à medida que o grau de nivelamento e suavidade necessário para produtos de revestimento de piso aumentou, com os produtos de vinil se tornando mais finos e os ladrilhos se tornando maiores, por exemplo.
História
O concreto autonivelante foi inventado em 1952 por Axel Karlsson da Suécia. O primeiro produto foi uma combinação de cola de madeira, areia fina e cimento com aditivos. Foi chamado flytspackel, que se traduz diretamente em “massa flutuante”.
O termo autonivelamento remonta a uma patente aplicada pela empresa Lafarge em 1997. O termo é usado para diferenciá-lo do concreto tradicional, que normalmente é mais rígido e requer mais mão de obra para ser colocado e finalizado com uma espátula.
Aplicação piso autonivelante
Na categoria de concreto autonivelante existem dois grupos principais de materiais: subpavimentos e coberturas. Um subpavimento é instalado sobre um contrapiso existente para alisá-lo e corrigir quaisquer irregularidades da superfície antes da instalação de todos os tipos de revestimentos de piso, incluindo folha vinílica, telha de composição vinílica (TCV), madeira, cerâmica e carpete. Uma cobertura desempenha uma função semelhante, mas atua como o piso acabado real sem a necessidade de um revestimento de piso. Algumas aplicações típicas para coberturas de concreto incluem pisos de armazéns, aplicações industriais leves, lojas de varejo e instalações institucionais. As coberturas de concreto também podem receber cor, manchas, cortes de serra ou polimento mecânico para produzir uma superfície decorativa de desgaste de concreto acabado.
Quando o concreto autonivelante é derramado, ele tem uma viscosidade semelhante à da massa de panqueca. Um ancinho de calibre é usado para movê-lo no lugar sem espalhá-lo muito fino. O acabamento é então feito quebrando levemente a tensão superficial do produto usando uma ferramenta chamada alisadora. Os polímeros na mistura autonivelante mantêm a viscosidade do produto de forma que ele permaneça uniforme na composição de cima para baixo sem que os agregados de areia afundem no fundo da camada instalada. A espessura típica de instalação desses produtos é de cerca de 6 mm para garantir que haja massa suficiente para o material fluir, embora existam alguns produtos autonivelantes que podem ser instalados com uma espessura média de apenas 3 mm.
Colocação de betonilhas autonivelantes…
A maneira tradicional de colocar a betonilha é misturar a areia e o cimento no local com um misturador, no entanto, devido ao extenso trabalho necessário na mistura da betonilha, houve uma mudança gradual para o uso de betonilhas prontas.
A mistura acabada deve ser sempre mais lisa e mais trabalhável do que o concreto normal, mas também deve conter concreto suficiente para mantê-la unida e evitar rachaduras mais adiante.
A betonilha pode ser aplicada como acabamento liso em pisos novos ou para nivelar pisos existentes. A betonilha propriamente dita é composta por uma parte de cimento para quatro partes de água e é normalmente aplicada com uma espátula de madeira/plástico e acabada com uma espátula.
Ao deixar o piso secar, geralmente deve-se esperar uma semana de tempo de secagem por centímetro, dependendo da profundidade do nível da betonilha.
No entanto, para uma espessura de betonilha com mais de 5 centímetros, geralmente deve-se esperar um pouco mais. Uma vez que a betonilha tenha secado adequadamente, você pode começar a colocar o piso acabado por cima.