social

Residência LJA

Residência LJA

Reforma, Ampliação e Nova construção (

Residência LJA)

 

Os pontos de partida importante deste projeto são a integração com a natureza e a setorização das diversas edificações (e uso) dentro do terreno. A setorização permite um melhor fluxo para deslocamento e contemplação do terreno, sempre respeitando e explorando as curvas de níveis existentes.

Outro fator importante é a busca por uma linguagem / unidade entre as construções existente – desta forma a arquitetura se torna mais harmônica e aumenta a integração entre as edificações. Essa necessidade é ainda mais forte nas construções centrais do terreno onde será a área de lazer comum.

Sendo assim, a solução adotada para cobertura das vagas próxima a residência, foi aplicada em outros pontos, de modo a ser o elo que dá união as edificações. Tanto que na(o):

-Lavanderia, aumenta a luz natural da casa e da própria área de serviço;

-Área gourmet, aumenta a área coberta – ampliando o espaço como um todo. Poderá ser utilizada para novos pontos de iluminação e decoração, como vasos;

-Apoio piscina, como uma área de sombreamento próximo a edificação, além da  mesma comunicação visual de outros edifícios (pérgola + telhado cerâmico).

Por se tratar de uma reforma/ampliação, a ideia é a utilização predominante de materiais que já existem no local, com a inserção pontual de novos, sem perder a preocupação de manutenção do estilo rústico e  natural.

 

Conceito da Residência LJA

 

A partir do momento onde se definiu que outro acesso ao complexo residencial seria feito, percebemos o potencial de se construir sobre o caminho atualmente utilizado. A implantação neste ponto aproxima à edificação da área de lazer comum, aumenta a incidência solar na casa e diminui a necessidade de poda da área verde existente.

Como a interferência que queríamos causar na paisagem era mínima, foi definido pilotis para a garagem do subsolo, de modo que não exista fechamentos e vedações neste ponto, deixando a natureza ser vista de qualquer ponto. Além disso, causa a impressão que a casa está flutuando no espaço, tocando o chão apenas onde está a área íntima.

Outro fator de importância para o projeto é a relação interior X exterior. A natureza em volta da casa deve fazer parte do ambiente interno, por isso varandas e janelas com grandes aberturas foram definidas para a casa.

Quanto ao acabamento, buscou-se elementos de tons mais neutros. Assim a natureza continua sendo o destaque (utilizou-se madeira em alguns pontos porque combina com o verde da paisagem, além de já ser utilizado nas construções existentes).