social

QUAIS SÃO AS FASES DA LIMPEZA PÓS-CONSTRUÇÃO?

QUAIS SÃO AS FASES DA LIMPEZA PÓS-CONSTRUÇÃO?

Para qualquer empreiteiro de construção, entregar a chave de um edifício recém-criado ou reformado é o objetivo final de qualquer cliente que esteja atendendo. No entanto, depois da construção propriamente dita, não esquecendo de referir as lágrimas e o suor com que têm de lidar, o trabalho de uma construtora ainda não está concluído até terminar. Para que a construção esteja completamente concluída, há mais trabalhos adicionais a fazer antes da entrega final da chave. Esses trabalhos adicionais incluem a limpeza completa de toda a instalação ou o que chamamos de limpeza pós-construção.

A LIMPEZA PÓS-CONSTRUÇÃO É UM SERVIÇO DE LIMPEZA FEITO EM EDIFÍCIOS NOVOS OU REFORMADOS.

Da própria palavra, “pós-construção”, entende-se que essa limpeza é feita após a parte de construção. Um empreiteiro de construção pode fazer uma limpeza geral de detritos, mas a limpeza detalhada não faz mais parte de seu trabalho. Este tipo de limpeza é feito em toda a instalação de cima para baixo; não significa simplesmente varrer o chão, limpar o tapete e outras áreas visíveis. Abaixo estão alguns dos requisitos de limpeza que precisam ser atendidos:

– As paredes devem estar limpas e livres de marcas, sujeira e manchas;

– Lavagem elétrica e limpeza de janelas e esquadrias;

– Remoção de plástico/adesivo de móveis, janelas e portas;

– Limpeza de pó, úmido e seco, de tetos, luzes, ventiladores, aquecedores;

– Pisos livres de detritos, principalmente nas bordas e cantos, devem estar limpos e polidos;

– Usar aspirador de pó;

– Deve ser feita a limpeza de guarnição;

– Deve ser feita a limpeza de limiar;

– Limpeza de todos os aparelhos, armários e prateleiras por dentro e por fora;

– Descarte correto de lixo e entulhos;

– Endereçamento de quaisquer problemas de segurança, fios soltos e vazamentos, para os empreiteiros de construção;

– Verificação detalhada, pela última vez, de todo o espaço, cantos e superfícies internas depois de concluída a limpeza;

Estes requisitos de limpeza acima podem ser realizados um passo de cada vez através das três fases de limpeza pós-construção.

 

FASE 1: LIMPEZA PESADA

Depois de toda a instalação necessária de obras elétricas, hidráulicas e esquadrias, é aqui que ocorre a primeira fase. A remoção de itens grandes é o primeiro e principal passo nesta fase; itens como detritos, lixo, restos de materiais e outros itens que não podem ser aspirados. A varredura geral ou a aspiração se seguirão. A remoção, mas não a limpeza, de adesivos de portas e janelas também está incluída nesta fase.

 

FASE 2: LIMPEZA LEVE

Das três fases da limpeza pós-obra, esta é considerada a mais trabalhosa e requer muitos equipamentos e ferramentas de limpeza. Salas como banheiros e cozinhas, aquelas que atendem a um propósito único, estão recebendo atenção. Pias, vasos sanitários, janelas, armários são apenas alguns dos itens instalados que estão sendo minuciosamente limpos nesta fase. Esta fase é um dos motivos pelos quais os clientes contratam um serviço de limpeza profissional.

Com a Limpeza Progressiva, os clientes podem ter certeza de que os mais novos equipamentos e ferramentas de limpeza serão fornecidos para que essas áreas e a maioria das superfícies internas, como dutos de ar, sejam seguramente cuidadas com eficácia. A limpeza adicional das áreas com adesivos removidos feita na primeira fase também está sendo tratada aqui; áreas como janelas, áreas de vidro, portas, paredes, etc. Após esta fase, está um passo mais próximo da mudança de clientes.

Este tipo de limpeza é feito em toda a instalação de cima para baixo; não significa simplesmente varrer o chão, limpar o tapete e outras áreas visíveis.

 

FASE 3: LIMPEZA FINAL

A limpeza final ou a limpeza de retoque é a última fase. Isso acontece vários dias após a segunda fase, pois a poeira e a sujeira ainda podem se assentar; com isso, a equipe de limpeza ainda terá tempo de prestar mais atenção na limpeza final da poeira. Mais do que o normal, esta fase leva pouco tempo porque as coisas normais que estão sendo limpas neste ponto são manchas, impressões digitais e outras imperfeições das áreas que foram limpas nas fases anteriores.

A limpeza pós-construção precisa de tempo integral e atenção e pode levar alguns dias para ser concluída. Para um empreiteiro de construção que tem muita coisa para fazer, essa atividade não é tão fácil de gerenciar. Os empreiteiros de construção já estão focados na criação do edifício e a carga adicional de limpar sua bagunça é um fardo. Portanto, a contratação de limpadores profissionais, seja através da construtora ou encontrando o seu próprio é de fato aconselhável.

Se o empreiteiro não oferece serviços de limpeza adicionais, alguns clientes podem pensar em simplesmente pular a contratação de limpadores profissionais e fazer eles mesmos, mas isso deve ser decidido com sabedoria. Seções internas e ocultas do edifício que a maioria das pessoas não tem ideia podem ser negligenciadas se a limpeza for feita apenas pelos clientes e não por profissionais. Isso é muito arriscado, pois pode representar uma ameaça à segurança e à saúde das pessoas que ocuparão o prédio.

Compartilhe: