QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS DE UM PROJETO?
Na construção de moradias, podemos definir um projeto de construção como um conjunto de documentos que descrevem como uma casa deve ser construída.
Para a preparação de cada um desses documentos, são realizadas pesquisas e análises detalhadas. Portanto, pode-se antecipar e identificar um problema, e até mesmo a aparência da casa quando estiver pronta. Além de permitir que você quantifique todos os materiais e serviços para melhorar seu orçamento, identificar problemas no desenho do projeto é muito mais barato do que o custo de execução. Em outras palavras, um bom projeto pode ajudá-lo a economizar trabalho.
É nesta etapa que todas as ideias são colocadas no papel, por isso tudo que for sendo pensado é desejável que seja anotado para repassar ao arquiteto responsável pelo projeto. Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras) para elaborar o projeto ideal para a sua casa.
Projeto arquitetônico
Um projeto arquitetônico é uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura. Pode ser uma representação gráfica ou escrita, com características autorais e autonomia disciplinar, ou seja, necessariamente precede toda construção.
O projeto é o principal elemento da ação arquitetônica, focando em melhoria na qualidade de vida e funcionalidade do ambiente. Podendo ainda ser aplicado à diferentes tipos de ambiente e de necessidades, como residenciais, comerciais e corporativos.
Tipos de desenhos arquitetônicos
1- Planta baixa
A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa. Além disso, a planta baixa arquitetônica, juntamente com as demais plantas de corte e elevação do projeto são a base para os projetos complementares como elétrico e hidrossanitário.
2- Planta de cobertura
Também conhecida como planta de telhado, essa representação permite visualizar o tipo de fechamento (telha ou qualquer tipo) a ser aplicado na construção.
3- Corte
Complementam a planta baixo pelo fato de apresentarem informações adicionais como a altura dos elementos construídos. O mais recomendado é que sejam elaboradas duas plantas de cortes do imóvel: uma longitudinal e outra transversal.
4- Fachada
A planta de fachada corresponde as representações das vistas externas da construção. Sua função é mais representativa.
5-Planta de situação
Este desenho representa a vista superior do lote onde está situado o imóvel e sua construção, nele são dadas informações acerca do terreno como um todo, podendo apresentar informações bem detalhadas.
6-Planta de localização
É uma vista superior externa à edificação que indica a posição da construção dentro do terreno. É responsável por demonstrar a relação entre os projetos arquitetônicos e complementares como instalação de água, esgoto e luz.
Projeto Estrutural
Na elaboração deste documento, o trabalho de um engenheiro é empregado. Ele vai analisar a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (pesos) para calcular a fundação e estrutura para manter a casa em pé e evitar problemas futuros como rachaduras, trincas e até mesmo deslizamentos de terra. Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa.
Projeto Legal
Neste projeto, o objetivo é provar para a prefeitura que as normas e requisitos das regulamentações municipais de engenharia foram atendidas. Normalmente, os desenhos técnicos exigidos são iguais aos desenhos técnicos do projeto de construção, mas algumas modificações serão feitas no plano. As exigências mais comuns são: taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, iluminação, ventilação e os recuos a serem utilizados na obra. Para construções em condomínios, regras internas também deverão ser seguidas.
Projetos Complementares
São projetos que servem de complemento aos demais projetos necessários na etapa da construção. Estes projetos são opcionais, mas muito bem vindos.
Elétrico:
Determina o desenho do circuito elétrico e seus componentes (dutos, tomadas, interruptores, luzes, equipamentos de proteção e canais automatizados). Neste projeto, um quadro de distribuição com todos os disjuntores também deve ser especificado.
Hidráulico:
Ele especifica todos os componentes, conexões e equipamentos do sistema hidráulico, incluindo seu tamanho e capacidade. Geralmente é dividido em dois itens: água da chuva e esgoto e água quente e fria.
Paisagístico:
Aborda a implementação do jardim, detalhando: as espécies de plantas utilizadas e suas localizações, elementos decorativos e de suporte, iluminação e irrigação.
Interiores:
Responsável pela idealização do interior da residência, detalhamento a mobília, espaçamentos e localizações, tipos de materiais, texturas e cores no ambiente.