SEGURO RESIDENCIAL: CINCO RECURSOS PARA AJUDAR
A forma como as taxas de seguro residencial são calculadas pode parecer um mistério. No entanto, depois de entender a mentalidade da seguradora, fica mais fácil descobrir. Para reduzir a taxa de seguro de sua casa você precisará revisar honestamente alguns dos principais recursos de sua casa que podem estar lhe custando muito dinheiro. Leve em consideração essas atualizações que geralmente afetam as taxas e você pode começar a poupar mais. Assim, como veículos e motoristas bem cuidados tem desconto nos seguros veiculares, você também pode ter se quiser fazer seguro de sua residência, como forma de proteger seu patrimônio e garantir contra qualquer intempérie das etapas construtivas da sua residência.
1- A condição do seu encanamento
Uma das maiores preocupações de uma seguradora é o sistema de encanamento de uma casa. Danos causados por vazamentos de água estão entre as reivindicações de seguro residencial mais comuns e podem custar muito para você e sua seguradora. Casas antigas (construídas nos anos 80 ou antes) são de maior risco e podem exigir que você pague prêmios mais elevados.
Atualizar o sistema de encanamento da sua casa é muito atraente para uma seguradora e eles vão recompensá-lo por isso. No entanto, atualizar a casa inteira de uma vez pode ser caro. Fazer alterações no sistema de água em um cômodo de cada vez, como na cozinha ou no banheiro, ainda pode ajudar.
2- A condição de sua fiação
Outra grande preocupação das seguradoras, principalmente em casas antigas, é o sistema de fiação. Edifícios mais antigos podem ter fiação de alumínio instalada, tornando a casa mais suscetível ao fogo e, portanto, prêmios caros. Além disso, as casas mais antigas podem ter fiação que não está mais de acordo com as normas da ABNT, o que pode impactar negativamente sua taxa.
As seguradoras tomam nota dos proprietários que se esforçam para atualizar seu sistema de fiação. A redução do risco de danos por incêndio, bem como a adequação de qualquer aspecto da sua casa as normas atuais, pode ter um impacto extremamente positivo na taxa de seguro.
3- A condição do seu telhado
Um telhado mais velho, desgastado e fraco é uma das maiores características que podem fazer sua taxa disparar. Especialmente em regiões do país sujeitas a granizo, os custos de reposição podem ser enormes para as seguradoras, pois os danos ao telhado geralmente vão além do que uma franquia cobre.
Dependendo de onde você mora no país, atualizar seu telhado para telhas à prova de granizo ou a prova de amassados eliminará um grande fator de risco para você e sua seguradora. Casas com esses telhados atualizados instalados provavelmente não precisarão de uma substituição por décadas, e as seguradoras recompensarão o proprietário por isso.
4- A adição de recursos de supressão de fogo
Danos por incêndio são outra das maiores reivindicações de seguro residencial, tanto em frequência quanto em custo. Os incêndios podem ser causados por acidentes domésticos, desastres naturais ou qualquer número de incidentes. Não importa onde alguém more, o risco de incêndio está sempre presente.
Qualquer instalação de recursos de supressão de incêndio, como sistemas de sprinklers, é altamente atraente para as seguradoras. Embora a instalação de um sistema de sprinklers possa ser cara, ela pode economizar no longo prazo, com tranquilidade e uma taxa de seguro muito mais baixa.
5- A adição de um sistema de segurança
Perdas por roubo são outra reivindicação frequente e cara de seguro residencial. Um ladrão pode não apenas roubar sua casa, mas pode danificá-la ao invadir. A falta de recursos de segurança para a casa é desaprovada pelas seguradoras.
Instalar um alarme contra roubo e exibir a sinalização de que sua casa está equipada com tal sistema pode reduzir significativamente o risco de arrombamento e roubo. Quanto menos atraente sua casa se tornar para ladrões, mais atraente se tornará para sua seguradora. Gastar dinheiro com um sistema de segurança antecipadamente pode economizar no seguro a longo prazo.
Se você atualizar qualquer um dos recursos da sua casa, reconecte-se com o seu agente. Eles entrarão em contato com sua seguradora e tentarão negociar uma nova taxa mais baixa para você.