SOLUÇÕES DAS CONSTRUÇÕES NO FUTURO
Mais um nicho com um grande potencial para ser explorado em termos de materiais das construções no futuro são os materiais terrestres.
Os materiais que aproveitam a natureza são o futuro, quem diria que você poderia fazer paredes de cogumelos.
Um dos motivos pelos quais esses materiais são tão intrigantes para o futuro da Arquitetura é que eles são economicamente atraentes e sustentáveis.
As primeiras civilizações usavam apenas materiais terrestres, pois não podiam criar materiais sintéticos. Materiais como lama e argila são usados desde o início da civilização. A arquitetura do futuro se inspirou no passado e aqui, definimos os materiais terrestres como as matérias-primas criadas na natureza.
Paredes de cogumelo
Você já pensou que cogumelos poderiam estar em suas paredes? Podemos ver os cogumelos se tornando um material de construção muito valioso no futuro.
Essas paredes em cogumelo estão sendo usadas na construção como isolamento. Eles são muito melhores para os humanos respirarem do que qualquer outro mais prejudicial à nossa saúde como o amianto.
Pesquisadores e engenheiros por trás do projeto do cogumelo criaram a empresa Ecovative que trabalha com esta inovação. As raízes do cogumelo são colocadas entre duas paredes internas e crescem no escuro, criando isolamento e conservando calor dentro do edifício.
Esta inovação em isolamento mostra o quão valiosos os materiais terrestres são e serão no futuro.
Edifícios verdes
O que é construção verde? Bem, de acordo com o Conselho Mundial de Construções Verdes, “Um edifício verde é um edifício que, em seu projeto, construção ou operação, reduz ou elimina impactos negativos e pode criar impactos positivos em nosso clima e ambiente natural.”
Uma coisa legal sobre edifícios verdes é que eles podem ser qualquer coisa, uma casa, um escritório, um hospital, absolutamente qualquer coisa. A melhor maneira de entender o que são edifícios verdes é ver exemplos:
Jardins à beira da baía
O projeto surge para concretizar a visão de transformar Cingapura em uma cidade-jardim. Ocupando 101 hectares de terras nobres perto de Marina Bay, os Jardins são uma fantasia que exibe o artesanato de horticultura e a arte floral no seu melhor. Os recursos verdes implementados são um sistema de cogeração de bio-resíduos, sistema de dessecante líquido, sistema de sombreamento automático com controle de nível de luminosidade, vidro espectralmente seletivo de alto desempenho, resfriamento de deslocamento e resfriamento de placas, prateleiras de luz, telhados panorâmicos, telhados verdes, 100 % de concreto reciclado e filtração natural de água com plantas aquáticas.
Bosque vertical
O primeiro e já mais conhecido exemplo de uma floresta vertical foi inaugurado em outubro de 2014 em Milão na área de Porta Nuova, como parte de um projeto de reforma urbana. O projeto do Bosco Verticale consiste de duas torres que abrigam o equivalente a uma superfície urbana de 1.500 m² e de 20.000 m² de floresta e vegetação rasteira. A Floresta Vertical é um conceito arquitetônico que substitui os materiais tradicionais das superfícies urbanas utilizando um conjunto de folhas em suas paredes. O conceito se baseia numa camada de vegetação, necessária para criar o microclima adequado e filtragem da luz solar, e rejeita outros aparatos tecnológicos e mecânicos pouco adaptados em relação à sustentabilidade ambiental.
Para onde está indo a arquitetura do futuro?
Agora, por que isso é importante para o futuro da arquitetura? Estima-se que 36 milhões de novas unidades habitacionais precisarão ser construídas nas 20 maiores cidades do mundo até 2025. Isso terá um impacto enorme em nosso planeta e no meio ambiente.
Os arquitetos aceitaram o desafio de construir mais e construir de forma mais sustentável. À medida que as restrições de construção se movem mais estritamente voltado para materiais e métodos sustentáveis, os arquitetos podem ser obrigados a construir de forma mais ecológica.
As empresas de arquitetura do futuro terão que cumprir a linha entre um orçamento sustentável e a sustentabilidade, esta é a nova tendência.