social

SOLUÇÕES DE CONSTRUÇÃO INTELIGENTE:

SOLUÇÕES DE CONSTRUÇÃO INTELIGENTE:

Integrando a tecnologia do ambiente das coisas ao projeto arquitetônico

De quiosques de informações digitais e estações de trabalho móveis a sistemas avançados de ventilação, as soluções de construção inteligente que os arquitetos implementam em prédios, se aproveitam do que é chamado de tecnologia Environment-of-Things (EoT) em inglês ou “ambiente das coisas” para ajudar a melhorar as operações do edifício e reduzir o uso de energia.

A EoT permite que as equipes de projeto usem a tecnologia para maximizar a eficiência energética em edifícios, ao mesmo tempo em que criam espaços que os usuários consideram confortáveis ​​e atraentes.

 

O que é o Ambiente das Coisas?

A EoT é uma rede complexa de soluções de construção inteligente que são diretamente informadas pelas condições climáticas e ambientais. Em outras palavras, fatores ambientais, como os elementos da natureza e as maneiras pelas quais as pessoas usam um edifício, ajudam a ditar o design de um edifício.

Enquanto os arquitetos sempre se concentram em como as inovações tecnológicas podem melhorar o design, a EoT nos permite focar adicionalmente nas maneiras pelas quais a tecnologia pode ser usada para apoiar as metas de sustentabilidade.

A tecnologia EoT inclui tudo, desde sensores ambientais que fecham automaticamente janelas ou portas em resposta às condições climáticas até sistemas otimizados que regulam a temperatura com base em dados meteorológicos preditivos. Embora semelhante à Internet das Coisas (IoT) na medida em que faz uso de tecnologia inovadora para regular as condições climáticas no edifício, a tecnologia EoT difere de várias maneiras. Compreender as diferenças irá ajudá-lo a identificar as melhores soluções de construção inteligente para o seu próximo projeto.

 

Por que a tecnologia do ambiente das coisas é importante

O consumo global de energia está aumentando. Estima-se que a geração global de energia aumentará 48% até 2040. Sabemos hoje que parte desse crescimento pode ser atribuído à IoT e nossa dependência de tecnologias inteligentes.

As tecnologias de IoT, como fechaduras inteligentes, sistemas de segurança baseados em sensores e rastreamento de usuários em tempo real, aumentam a pegada de carbono de um edifício. Embora existam algumas tecnologias de IoT com eficiência energética, incluindo lâmpadas inteligentes que ajustam a saída com base nas necessidades de iluminação de uma sala, como um todo, a IoT é menos eficiente em termos de energia do que a EoT. Portanto, focar apenas nas tecnologias IoT no projeto de edifícios cívicos pode impedir que você alcance suas metas de sustentabilidade.

Quando usada em conjunto com os sistemas ambientais existentes, a tecnologia EoT é mais eficiente em termos de energia. Também é preditivo em vez de reativo. Por exemplo, se você estiver construindo um prédio em uma área conhecida por seus ventos oceânicos frios, poderá usar sensores ambientais e software de previsão do tempo para rastrear padrões de vento e prever condições futuras. Você pode então instalar janelas que abrem e fecham automaticamente para ventilar naturalmente o edifício com base nas previsões. Isso reduzirá a pegada de carbono do seu prédio porque você usará o ar condicionado com menos frequência.

A tecnologia EoT pode ajudar a garantir que os edifícios cívicos cumpram ou excedam as metas ou mandatos de eficiência energética. No entanto, para aproveitar seus benefícios, você precisará determinar quais tecnologias de EoT devem ser incorporadas ao seu prédio com base em suas metas de sustentabilidade.

Construção inteligente

 

Soluções de construção inteligente ajudam a preparar os alunos da Rancho Campana High School para o sucesso.

Várias soluções de construção inteligente suportam a EoT, mas, com tantas opções, pode ser difícil escolher as soluções que funcionarão melhor para o seu projeto. Aqui estão algumas tecnologias essenciais a serem consideradas ao projetar ou reformar um edifício cívico:

Sensores de previsão do tempo. A coleta de dados climáticos é uma estratégia passiva que permite implementar recursos para ventilar e aquecer ou resfriar espaços com mais eficiência com base nas condições ambientais. Para melhorar ainda mais a eficiência energética e aumentar o conforto do usuário, você pode adotar uma abordagem mais ativa na coleta de dados. Softwares podem prever condições com duas, quatro e até 24 horas de antecedência. O sistema então usa os dados previstos para aquecer ou resfriar o edifício em antecipação às próximas mudanças, mantendo as condições internas consistentes.

Lavagem Noturna. Quando o software de previsão do tempo prevê clima quente, a descarga noturna, que elimina o excesso de calor que um edifício armazena durante o dia, resfria o edifício, reduzindo a necessidade de ar condicionado.

Torres de resfriamento e chaminés solares. Uma torre de resfriamento e uma chaminé solar podem funcionar separadamente ou em conjunto para resfriar um edifício, resfriando o ar extraído do lado de fora com uma névoa de água fria. Duas chaminés solares no edifício permitem que qualquer ar quente dentro do edifício escape.

Sensores de luz do dia. Quando os sensores de luz do dia detectam ampla luz do dia, as luzes alimentadas escurecem automaticamente, economizando energia. As cortinas automáticas também podem ser ligadas a sensores de luz natural para manter um edifício fresco, bloqueando a luz solar direta durante as horas mais quentes do dia.

Sensores de Ocupação de Sala. Os sensores de ocupação da sala detectam e preveem a presença de pessoas e, como resultado, acendem e apagam as luzes automaticamente. Além de reduzir o uso de energia, os dados preditivos do sensor podem ajudá-lo a atender melhor às necessidades dos usuários. Por exemplo, a entrada de um prédio de escritórios requer muita luz e regulação da temperatura pela manhã quando as pessoas chegam e no final da tarde quando saem. Uma sala de armazenamento raramente usada, no entanto, não exigirá tanta iluminação, calor ou ar condicionado.

Indicadores de temperatura. Podem ser instalados indicadores de temperatura dentro das salas. As luzes dos indicadores mudam de cor com base na temperatura externa. Quando uma luz indicadora estiver vermelha, as janelas e portas da sala devem ser fechadas para manter a temperatura interna estável. Quando a luz está verde, as portas e janelas podem ser abertas para deixar entrar ar fresco.

Painéis de Energia em Espaços Públicos. Você pode usar os dados de energia coletados para educar o público e incentivar os usuários do edifício a pensar sobre o meio ambiente à medida que se movem pelo espaço. Um grande painel em um saguão pode exibir o uso de energia do seu prédio em comparação com a média nacional, por exemplo. Se os visitantes mudarem seu comportamento com base nesses dados, a pegada de carbono do seu prédio será ainda mais reduzida.

As soluções de construção inteligente melhoram a eficiência energética quando você usa os dados mais precisos e localizados. Para seu edifício cívico, você pode empregar uma estratégia, coletando dados climáticos locais em tempo real para responder às mudanças no ambiente de forma rápida e eficiente.

Os arquitetos podem projetar todos os tipos de salas de aula que empregam soluções de construção inteligente.

As soluções de construção inteligente baseadas na tecnologia EoT não apenas protegem o meio ambiente, mas também mantêm as comunidades felizes e saudáveis. Uma maior exposição ao meio ambiente por meio de vistas da natureza, iluminação natural e brisas naturais permitem que os usuários do edifício se sintam mais relaxados e confortáveis.

Embora o conceito seja fácil de entender, existem desafios para implementar soluções de design eficientes. Para criar edifícios inteligentes usando a tecnologia EoT requer conhecimento detalhado de sensores e tecnologia preditiva e análise de dados. Jogadores inexperientes podem adicionar tempo e complexidade ao processo de design. O custo de construção de um edifício inteligente também pode representar um desafio. Embora o custo não seja exorbitante, normalmente é mais alto do que o de um edifício menos eficiente. Mas a economia de custos a longo prazo pode ser significativa. Quanto mais eficiente em termos energéticos for o seu edifício, menores serão os custos de energia e operações.

Projetar um edifício se torna muito menos complexo quando você trabalha com uma empresa de design experiente com conhecimento de arquitetura de edifícios verdes e práticas recomendadas de design sustentável.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.