social

SOLUÇÕES INTELIGENTES EM REAPROVEITAMENTO DE CONSTRUÇÕES

SOLUÇÕES INTELIGENTES EM REAPROVEITAMENTO DE CONSTRUÇÕES

Os arquitetos de hoje e os arquitetos do futuro devem estar atentos aos espaços pré-existentes. O carbono é muito presente nas construções e é ambientalmente prejudicial demolir um edifício. Se esse edifício pudesse ser reaproveitado de alguma forma, seria muito melhor para o planeta e para a criatividade do arquiteto.

É incrível ver que soluções criativas podem ser encontradas quando o caminho de demolição mais óbvio não é mais uma opção. No mundo da arquitetura, esses projetos são chamados de projetos de reutilização adaptativa.

Citaremos alguns projetos pelo mundo que estão adotando essa nova prática e alcançando resultados fantásticos, então vamos a eles:

 

Foundation Hotel em Detroit, Estados Unidos

Foundation Hotel em Detroit

 

O hotel foi construído a partir de um quartel de bombeiros que data de 1929. Grande parte do antigo quartel foi mantido e o interior foi a maior parte do projeto. Este brilhante exemplo de arquitetura futura de reaproveitamento de um prédio antigo mostra que o que é velho sempre pode ser feito novo novamente.

Reaproveitar e reutilizar materiais de maneira significativa pode dar aos edifícios uma aparência completamente nova. Designers e arquitetos com bom senso estético acharão meios criativos e atraentes de como usar os recursos de segunda mão.

Silos de Moinho

Silos de Moinho

 

Este enorme edifício em Joanesburgo foi criado para ser uma moradia estudantil barata. A empresa responsável pelo projeto transformou antigos silos e adicionou contêineres de remessa para adicionar mais espaço. Eles não apenas recuperaram um prédio antigo, mas também usaram um material reutilizável para incrementá-lo.

Essa é uma ótima maneira de reduzir, reutilizar e reciclar no mundo da arquitetura.

 

Bunker Pavilion

Bunker Pavilion

 

Principalmente na Europa, Bunkers eram muito comuns no século XX devido aos grandes conflitos presentes na região.

Este bunker de guerra em Verun, na Holanda, foi reformado para ser uma casa de temporada. Inicialmente, a reforma foi apenas uma campanha publicitária, mas foi um grande sucesso. O bunker era tão popular que a empresa dona da construção ainda o mantém aberto como uma casa de férias hoje. Reaproveitar antigos bunkers militares são a nova tendência na arquitetura. Encontrar formas e meios criativos de como tornar essas estruturas esteticamente agradáveis ​​e funcionais é um verdadeiro desafio.

 

Hotel Alila Yangshuo

Hotel Alila Yangshuo

 

Este hotel revolucionário costumava ser um engenho de açúcar na década de 1960. O edifício é agora um hotel localizado em Guangxi, China. O hotel foi projetado por Dong Gong da Vector Arquitetos.

Foi importante para Dong Gong manter a integridade do edifício, uma vez que é um local de património e com significado histórico.

Uma razão para manter as estruturas originais é que os locais de importância histórica são protegidos em alguns casos, para que o edifício não possa ser demolido.

 

Vagões abandonados

Vagões abandonados

 

No Brasil existem cerca de cinco mil vagões de trem abandonados em galpões, resultando em uma grande quantidade de sucata.  A prefeitura de Vinhedo comprou os vagões da estação da cidade para servir de museu e trem turístico, contudo não foi para frente.

No entanto, há muitos projetos estrangeiros que também buscam maneiras de reutilizar e reciclar vagões de trem e que deram certo. Já foram construídos cafés, restaurantes e com a estrutura de um vagão de 1949 foi criada uma casa em Portland, nos Estados Unidos.

A residência possui todas as comodidades modernas, com sala, quarto, escritório e banheiro. Para acomodar os objetos e fazer a separação, todos os acabamentos e itens internos do trem foram retirados.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.