social

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA CONFORTO TÉRMICO EM CASA

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA CONFORTO TÉRMICO EM CASA

Seja no inverno ou no verão, garantir o bem-estar dentro de casa é fundamental, e isso passa pela sensação térmica. Ninguém gosta de sair do banho no inverno e sentir aquele vento gelado ou no verão, enfrentar aquele mormaço que não te deixa dormir. Mas você sabia que existem algumas dicas e soluções inteligentes que vão gerar mais conforto e aconchego em qualquer época do ano? Isso é o que veremos agora.

Antes de começarmos, devemos ressaltar que isso pode ser feito de duas maneiras: a primeira pode ser implementada em seu lar imediatamente, adaptando o ambiente para propiciar controle de temperatura. Este ajuste passa pela escolha e disposição correta de objetos, plantas, móveis e cores inclusive.

Já na segunda maneira de garantir conforto térmico, passa pelo planejamento no momento de construir o imóvel, desde a decisão da localização da casa, orientação do sol, escolha dos pisos etc.

Adaptações que podem ser feitas na casa

Estas sugestões podem ser feitas em qualquer ambiente e não requer mudanças estruturais ou instalações sofisticadas, todos podem implementá-las e apresentam bons resultados:

Tapetes e cortinas

conforto residencial

Esta é uma forma simples e prática de trazer conforto térmico ao lar, diminuindo seus impactos tanto no frio como no calor. No inverno os tapetes, principalmente os mais espessos, evitam que você precise caminhar por pisos frios, que facilitam a troca de calor causando sensação de gelado nos nossos pés.

No verão, a dica é aproveitar as cortinas, que são ideais para reduzir a entrada de calor e luz durante o dia e deixa-las abertas a noite para que o ar fresco entre. Tecidos leves e claros aumentam o efeito refletivo. Quando estiver frio é só fazer o contrário, retendo o calor do dia e fechando as cortinas a noite.

Móveis

As cores tem um grande impacto que por vezes é negligenciado no que tange o conforto térmico em casa. Tonalidades neutras refletem a luz, garantindo um ambiente iluminado e mais fresco, já que eles não absorvem calor.

De forma contrária em meses frios, poderão ser adotadas capas, principalmente nos sofás, de tonalidade mais escura, que neste caso irá absorver o calor e dissipar no ambiente.

Importante papel das plantas na climatização

As plantas tem a capacidade de elevar a umidade dos ambientes e diminuir as temperaturas quentes dentro de casa, além de agregar com vitalidade. Distribuí-las corretamente pelo imóvel, vai garantir corredores de ar fresco e manter o ambiente mais arejado em dias de calor.

Distribuição dos móveis

Alocar os móveis de maneiras diferentes, pode garantir que a casa fique mais quente ou mais fresca, apenas dispondo-os de forma inteligente. No calor é interessante que os móveis fiquem mais espaçados, aproveitando bem todo o ambiente. Isso garante a melhor circulação de ar e cria uma sensação de frescor. Nos dias de frio, a proposta é reformular a decoração para que alguns móveis fiquem mais próximas ou até mesmo inserir novos objetos e móveis que estavam guardados (como o tapete espesso).

Soluções ainda na fase de construção

É possível planejar a construção do imóvel já levando em consideração o conforto térmico que espera obter, deixando-o inclusive mais adaptável a mudanças.

Localização e orientação da construção

conforto residencial

Antes de decidir em qual ponto do terreno a construção vai ser erguida, é imprescindível analisar onde bate o sol, e em quais períodos do dia isso ocorre, se há sombras, espaços úmidos ou se o vento é forte em determinada área. Com todas essas informações em mãos, é possível planejar e alocar o imóvel na posição mais propícia para um maior conforto térmico e valorização do imóvel, inclusive.

Piso aquecido

O contrapiso tem a função de regularizar a laje, criando rebaixos ou caimentos por exemplo. Uma solução para os dias de inverno é embutir um piso aquecido neste contrapiso. Ele funciona a partir de uma tubulação de água quente ou resistência elétrica que aquece o piso de maneira uniforme, gerando conforto e irradiando calor no ambiente.

aquecimento de piso

Cerâmica

A cerâmica é uma boa opção para ter mais conforto térmico em casa. Isso acontece porque este material não retém tanto calor como outros materiais. Por isso é chamado de piso frio.

Em dias quentes ele é muito útil, já nos dias frios ele deve ser coberto com tapetes para garantir o aconchego.

Vedação de portas e janelas

Portas e janelas bem vedadas são fundamentais para evitar que as condições de fora do ambiente sejam refletidas mais facilmente dentro de casa, então é aconselhável pensar neste sentido no momento da construção, buscando materiais de qualidade e boa instalação.

Escolha dos vidros

Os vidros impactam na retenção ou dissipação de calor. O vidro duplo é uma excelente escolha para quem mora em lugares muito frios, pois eles têm uma camada de ar entre as folhas que evitam que o ar gelado infiltre para dentro, no verão isso não é problema pois as janelas ficam abertas.

Então é possível identificar soluções tanto no momento de construir como após no dia a dia, que promovem o conforto térmico e geram qualidade de vida aos proprietários.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.