SONDAGEM, PRECISO PARA CONSTRUIR MINHA CASA?

SONDAGEM, PRECISO PARA CONSTRUIR MINHA CASA?

A sondagem de solo consiste na investigação do subsolo de um determinado terreno. Esse procedimento é normativo e essencial para qualquer edificação, pois os resultados podem interferir na viabilidade do empreendimento, de forma a garantir segurança e economia de materiais, evitando-se que retrabalhos precisem ser executados no futuro. Deste modo, este procedimento serve para determinar as propriedades físicas do solo.

Uma sondagem deve fornecer informações do subsolo como:

  • Espessura e dimensão de cada camada do solo até a profundidade desejada;
  • Existência de água com a posição do nível de água encontrado durante a investigação do solo;
  • Profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador;
  • As propriedades do solo ou da rocha como permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento.

Em outras palavras, a sondagem do solo pode ser considerada um raio-X do terreno, identificando a tensão que o solo resistirá, ajudando o engenheiro a escolher o melhor tipo de fundação e a profundidade necessária para o seu terreno suportar o peso da obra para aquele determinado projeto. É válido lembrar que existem vários tipos de sondagem de solo, como a sondagem a percussão SPT, sondagens mistas, sondagens rotativas e sondagens geofísicas, sendo necessário escolher o modelo certo para uma situação específica.

Tipos de Sondagem

  • A Sondagem à Percussão (SPT) é feita para determinar parâmetros de resistência à penetração, nível do lençol freático e o perfil geológico do subsolo.
  • A Sondagem a Percussão, consiste em um estudo que utiliza métodos usados para investigar a resistência do solo e subsolo. Possibilita ter informações sobre o nível do lençol freático, a carga que cada camada do subsolo suporta, além de como reagem ao receber a carga.
  • A Sondagem Rotativa (mista Solo Rocha) é aquela realizada quando se constata a presença de uma ou mais camadas de rocha no subsolo. Com a Sondagem Rotativa, utilizada quando o subsolo tem rocha na sua composição, é possível perfurar e reconhecer os solos e rochas que compõem as camadas do subsolo de um determinado terreno. Com base na análise dessas informações, a caracterização do solo-rocha fica muito mais precisa.
  • A Sondagem á Trado é a coleta de amostras que permite distinguir o tipo de solo e o tipo de camadas do subsolo, alem de ser realizada para o simples reconhecimento do solo.

métodos de sondagens

Mapa – Métodos de Sondagem

Para realizar esse tipo de serviço deve-se procurar por empresas que trabalhem com investigação geotécnica. Esse é o nome dado para este trabalho investigativo, pois os profissionais terão que lidar com algo desconhecido. Assim, quando for solicitar o orçamento de sondagem, é necessário que se tenha a planta ou o projeto do terreno. Baseado nele, seu engenheiro ou projetista determinará a quantidade de furos que é preciso ser feita e como essa projeção será analisada pela empresa de sondagem contratada, eventualmente podem ser feitas correções ou mudanças, mas quem decide é o engenheiro/projetista. Para isso é de extrema importância saber que tipo de construção se pretende fazer no local em que o serviço de sondagem será realizado, pois isso ajuda a determinar a quantidade de furos, a profundidade, entre outros aspectos.

Por que eu devo investir em sondagem de solo?

Imagine que você está prestes a adquirir um terreno. Entre as ofertas disponíveis no mercado, duas opções lhe parecem interessantes e têm preços similares. Então, para decidir qual delas vale mais a pena, é importante conhecer todos os detalhes referentes ao solo. Ou seja, com um simples serviço de sondagem, você pode vir a poupar uma quantia considerável. Porque você irá optar pelo  terreno cuja fundação sairá com um custo menor. Lembrando que a fundação corresponde em média 3 a 7% do custo total da construção.

Outro ponto positivo é em relação ao valor desse serviço que pode ser considerado muito baixo em vista do investimento necessário para a construção de um empreendimento (seja ele qual for). Muitas das vezes o valor investido na sondagem é recuperado pelo cálculo certo no material da fundação. Portanto, de posse do relatório certo do terreno, o engenheiro pode colocar uma margem de risco menor. Mas a maior vantagem é a segurança. Assim, com esse procedimento e as informações do projeto é possível fazer um projeto estrutural correto e seguro – “toda boa obra começa com uma boa base!”.

Compartilhe o post:

Deixe Um Comentário

Seu e-mail está a salvo connosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by