social

STEEL FRAME – SISTEMA CONSTRUTIVO INOVADOR

STEEL FRAME – SISTEMA CONSTRUTIVO INOVADOR

O que é steel frame?

Este sistema construtivo é muito utilizado no mundo e vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil. Sua estrutura (colunas, vigas, lajes e telhados) é feita em aço galvanizado que proporciona uma vida útil de até 300 anos, não sendo necessário a utilização de concreto e tijolos na parte superior da construção. O Steel Frame é também chamado de construção seca e recebe este nome justamente por não utilizar água no canteiro de obras, com exceção da parte da fundação.

Componentes das paredes

Por não utilizar tijolos, o sistema steel frame obedece a uma construção diferenciada da alvenaria, constituído por painéis estruturais, parecido com o drywall, composto por várias camadas que garantem resistência, conforto térmico e acústico. A seguir são descritas as diversas camadas:

A placa de OSB (Oriented Strand Board) é um painel de tiras prensadas de madeira que garantem maior resistência que as placas de madeira convencionais.

A membrana protetora envolve toda a estrutura externa e é responsável pelo arejamento da estrutura, evitando mofo e infiltrações por exemplo.

A placa cimentícia vem em seguida para garantir o revestimento dos painéis, agregando qualidade e resistência a deformações por temperatura.

Isolamento termoacústico é utilizado entre as faces das paredes, através da lã de vidro em uma espécie de sanduíche.

A base coat é um acabamento especial das placas cimentícias, que garantem sua impermeabilização e aspecto de uniformidade em toda a estrutura, escondendo as junções de placas.

Por fim, se aplica o revestimento da mesma forma que em uma parede convencional, com uso de pintura, ornamentos em pedras e materiais texturizantes. Após construído, seu aspecto é idêntico a uma parede de alvenaria.

Com relação a parede interna, ela é chamada de drywall e composta por gesso acartonado e coberto por uma massa niveladora, como um acabamento para as placas de gesso.

componentes parede steel frame

Principais vantagens do steel frame

  • Redução de resíduos: Boa parte da matéria prima utilizada é reciclável e reutilizável, além da pouca utilização de água, gera pouco entulho e desperdício de matérias.
  • Agilidade na obra: Por não gerar muitos resíduos, as obras se tornam até 3x mais ágeis pelo fato de não ser necessário perder muito tempo com a limpeza do canteiro e também na preparação do concreto, argamassa etc.
  • Facilidade de execução e manutenção: Apresenta maior resistência e facilidade no acesso para realizar manutenções, sejam elas na parte elétrica, hidráulica, ventilação e aquecimento. Apenas basta retirar a placa e depois coloca-la de volta no lugar.
  • Ganho de área: isso se justifica porque a espessura das paredes internas nas edificações em steel frame é menor se comparada a tijolos e blocos.

Desvantagens

Este sistema precisa ser muito bem calculado e planejado, qualquer erro pode comprometer toda a estrutura, sendo assim demanda uma mão de obra muito especializada. No Brasil, por ser algo ainda novo, pode se dizer que essa mão de obra ainda é escassa.

Também existe a limitação de altura, não sendo aconselhável para construções com mais de 5 andares de altura, pelo material ser leve.

Conclusão

O steel frame possui diversas vantagens importantes, como redução de custos, maior resistência e ganho de área. É também um método mais sustentável e possui um grande campo de crescimento no mercado brasileiro.

Trata-se de um sistema inovador, leve e com alta durabilidade, carecendo ainda de uma mudança na cultura do brasileiro em começar a adotar mais esse tipo de construção e capacitação dos trabalhadores.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.