social

TECNOLOGIAS RESIDENCIAIS JÁ ACESSÍVEIS NO MERCADO

TECNOLOGIAS RESIDENCIAIS JÁ ACESSÍVEIS NO MERCADO

Quando se trata de novas tecnologias, já pensamos em algo futurístico e não acessíveis a todos. Porém muitas opções residenciais já estão sendo disponibilizadas e cada vez mais populares pelas residenciais brasileiras. Quem não deseja aumentar seu conforto ou se eximir de tarefas desgastantes colocando um robô para trabalhar, não é mesmo?

A automação residencial é a responsável pelo surgimento de diversas tecnologias, seja na área de segurança, sustentabilidade, otimização de tarefas ou entretenimento. A seguir iremos levantar algumas dessas tecnologias que estão sendo bem difundidas no mercado.

1-Geladeira conectada

Cada vez mais vamos ter a integração entre todas as partes de nossa residência, se comunicando entre si. A geladeira inteligente conta com painéis e controle via wi-fi de forma remota, onde o usuário terá acesso a lista de alimentos armazenadas, datas de validade, até mesmo fotografias internas. Também fornecem diversos dados importantes e ajudam no planejamento na hora de cozinhar, como por exemplo, após selecionar uma receita, o usuário pode averiguar e receber uma notificação de quais ingredientes estão em falta, ajudando também no planejamento das compras da casa.

geladeira conectada

2- Torneira inteligente

As torneiras inteligentes, além de nos proporcionar conforto, ainda contribuem para a sustentabilidade, lidando com o bem tão precioso como a água. Já existem no mercado torneiras que diminuem o consumo de água, além de desligarem automaticamente quando terminam de ser usadas. Tem a capacidade também de mesclar temperaturas para gerar mais conforto a quem utiliza.

Algumas opções fazem o controle digital da água consumida, da temperatura da água e tem funções programadas e adaptáveis para cada tipo de uso, por exemplo, ao lavar um utensílio engordurado, a torneira ajusta automaticamente a vazão e temperatura da água ideal para este uso. Além disso, ainda geram dados para o usuário e podem se comunicar com outros sistemas residenciais.

torneira inteligente

3-Robô aspirador

Já existem diversas opções disponíveis no mercado, a preços acessíveis que auxiliam e muito no serviço de casa, ainda mais aqueles que tem pets. Eles vêm com design compacto e silencioso, aspirando automaticamente todo o ambiente. Mesmo em modelos mais simples contam com sistemas programados inteligentes para atingirem todos os cantos, além de sensores de queda para locais com escada. Modelos mais robustos contam com câmeras integradas, controle por controle remoto e se carregam sozinhos, eles voltam automaticamente para a base carregadora até estarem prontos novamente para o trabalho. Outro ponto importante é a bateria, cada vez com maior capacidade, o que gera maior autonomia e menor tempo de recarga.

robo aspirador

4- Ar condicionado e sistema de aquecimento conectados

Outra opção são os equipamentos de ar-condicionado e aquecedores conectados por Wi-Fi. Permite o controle via celular, de qualquer lugar, o que facilita a redução de despesas e a preparação do ambiente quando o usuário ainda não está em casa, por exemplo.

As configurações não se limitam a ligar ou desligar: também abrangem temporizador, direção do vento etc. Também é possível monitorar o ambiente e acionar automaticamente o aparelho.

Alguns sistemas podem ser instalados de forma que o calor externo gerado pelo ar condicionado seja reaproveitado no aquecimento de água por exemplo. Esta tecnologia já vem sendo implantada e provavelmente teremos condomínios totalmente conectados.

Ar condicionado e sistema de aquecimento conectados

5- Fechaduras controlados por celular

No que se refere a segurança, já estamos acostumados com câmeras de segurança e portarias eletrônicas. Mas novas opções já são comercializadas, dentre elas a fechadura controlada pelo celular. Essa função permite que o usuário certifique-se de que a casa foi realmente fechada e também poder abrir a porta a distância, caso um familiar tenha esquecido a chave. Complementando a tecnologia de fechaduras, existem também portas que abrem com a impressão digital e até mesmo reconhecimento facial dos moradores.

Fechaduras controlados por celular

6- Irrigação automática

Viajou e não tem alguém para cuidar do jardim? Não tem problemas. Os sistemas de irrigação podem ser programados pelo celular e também atuam de forma autônoma, com sensores que medem a umidade do solo entre outras demandas.

7- Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais são muito populares atualmente, mas essa tendência continuará existindo no futuro. Tecnologias como o Google Home e o Alexa da Amazon podem ajudá-lo a lidar com as tarefas diárias de maneira prática e eficaz. Por meio de comandos de voz, as pessoas podem ativar esses sistemas para realizar atividades específicas, como tocar músicas na Internet ou pesquisar tópicos. O interessante é que esses sistemas podem aprender e melhorar, além de desenvolver mais inteligência com o tempo. Desta forma, você pode treinar o software para suas principais necessidades e obtêm assistentes úteis e eficientes para qualquer atividade. Novamente, o foco é fornecer conforto aos usuários, simplificando tarefas ainda mais comuns. Por exemplo, ao eliminar a necessidade de digitar, você pode economizar alguns segundos e concentrar sua energia em outras tarefas mais importantes.

As novas tecnologias domésticas representam um mercado muito forte, mas ainda em expansão, ou seja, terá muitas aplicações nas próximas décadas e décadas. Nesse sentido, além de entender as peculiaridades e benefícios práticos de cada nova ferramenta, você deve estar sempre atualizado com as novidades.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.