social

TIPO DE PISCINA, DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR

TIPO DE PISCINA, DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR

Ter uma área de lazer com piscina é o sonho de muitos para se reunirem e terem momentos agradáveis em família. Mesmo em espaços reduzidos é possível construir e manter organizada a piscina, que contribua para o layout do projeto e valorize a arquitetura e design de sua residência.

Piscinas pequenas harmonizam com o ambiente e facilitam o trabalho de manutenção posteriormente. O primeiro ponto a se tomar atenção é quanto a escolha dos materiais na construção.  Um material que costuma ter um preço mais acessível para piscinas pequenas são as pastilhas de vidro. Esses itens são resistentes à água e duram, aproximadamente, 15 anos antes da primeira manutenção.

A borda das piscinas pequenas precisa ter um revestimento mais resiliente para evitar acidentes e escorregões. Esse acabamento, que pode seguir a cor da decoração do ambiente, precisa ser feito no ângulo existente entre a borda e o interior da piscina.

Tipos de piscinas

Piscina de fibra de vidro: Amplamente utilizado devido a praticidade e preço mais acessível, além da rápida instalação. Geralmente, as piscinas de fibra já vêm prontas da loja, o que torna sua instalação mais barata do que a contratação de um projeto para construção do zero no terreno.

tipos de piscina

Concreto armado / alvenaria: A principal vantagem da piscina de concreto armado é a adaptação ao espaço, facilitando ao se criar o modelo de acordo com o tamanho e formato do terreno disponível para a área de lazer. Além disso, as piscinas de concreto armado suportam diferentes acabamentos, variando desde os tradicionais azulejos e pastilhas, até pedras naturais e porcelanatos.

piscina moderna

Placas pré-moldadas: As placas são feitas sob medida e montadas na obra. Elas devem ser concretadas por trás, para fazer o fechamento da piscina e garantir a sustentação e vedação adequadas.

Piscina de vinil: Pode ser projetada uma piscina escavada diretamente no terreno, de alvenaria, seguindo o desenho do terreno ou em formatos personalizados. O vinil é um material altamente versátil, podendo aderir a qualquer formato que seu projeto suportar.

O que a diferencia da piscina de concreto armado, é que o vinil é o revestimento em si.

piscina vinil

Piscina de vidro: Uma das mais caras e complexas, envolve material especial: o vidro laminado. O vidro laminado é altamente flexível, importante característica para suportar a pressão da água ocasionada pelo volume.

Caracteriza-se pela sofisticação e elegância. Piscinas desse tipo são utilizadas em residências de altíssimo padrão.

piscina com borda de vidro

Piscinas elevadas: Com as piscinas elevadas, os quintais e terraços ganham em beleza e modernidade, já que alguns destes modelos podem ser construídos em locais elevados com vistas privilegiadas, como lajes e coberturas, além de apresentarem diferentes designs de acordo com a criatividade do arquiteto.

piscina criativa

Dicas para projetar uma piscina

Localização

Pensar na localização da piscina dentro do terreno é primordial para um bom projeto. Como ela tem destaque no ambiente deve preferencialmente trabalhar em conjunto com a área de lazer, sendo pensada em torno dela. Importante também analisar se a localização protege contra corrente de ventos, que pode causar sensação de frio. Além disso deve-se atentar a presença de vegetação por perto, que ocasionaria maior sujeira por conta das folhagens e galhos.

Orientação solar

Depois de ter estudado a localização da piscina é importante verificar o movimento do Sol. Os projetos de piscinas jamais deverão ficar à sombra. Dê preferência aos horários em que a piscina tomará mais Sol ao longo dia, como por exemplo o horário da manhã, pois no verão, a piscina que recebe Sol desde cedo, vai aquecendo gradualmente durante o dia, o que não acontece se ela receber Sol somente a tarde.

Casa das máquinas

Importante que seja reservado um espaço que harmonize com o ambiente e não atrapalhe a circulação de ninguém, para a bomba de limpeza da piscina e aquecedor, quando tiver.

Nível e profundidade

Dê preferência a piscinas em nível, ou seja, sem inclinação, pois isso pode causar acidentes. E, pelo mesmo motivo, se possível, sinalize a profundidade da piscina para que o usuário saiba exatamente quais as áreas da piscina que ele pode acessar com segurança.

Duchas

Uma ducha próxima a piscina é importante para os banhistas se limparem antes de entrar, evitando que levem alguma sujeira para dentro da piscina e também após a utilização, de modo a retirar o excesso de cloro que fica na pele e nos cabelos.

Piscinas elevadas

É a melhor opção para quem quer algo mais prático e rápido em relação a construção. Outro ponto de destaque é o deck, que também pode ficar suspenso. É uma tendência entre as construções, tanto pela facilidade como por dar um ar mais sofisticado ao ambiente.

Não necessariamente a piscina precisa ser suspensa para que o deck também seja, embora ambos sejam fáceis na construção, demandando menos trabalho e sendo um serviço mais rápido. O deck pode ser feito em madeira, dando um charme e rusticidade a piscina.

Reflexo da água

É a cor do azulejo ou revestimento que dará cor a água da piscina. Utilizar esse jogo de cores trará mais vida a beleza à construção.

Iluminação

Para manter o estilo decorativo da piscina no período noturno, invista em luzes indiretas. Elas podem ser feitas através de refletores virados para as plantas ou paredes.

Amplitude

Por ser um projeto menor é possível dar uma sensação de que o espaço é maior do que realmente parece. Assim, uma técnica de amplitude pode ajudar a criar essa ilusão.

Isso servirá para os projetos pequenos, mas atende bem a aqueles mais amplos. A ideia é usar diferentes níveis de profundidade na construção, o que dará uma sensação de que o espaço tem amplitude e é maior, não apenas em relação à altura, mas também para a largura.

As construções em formato redondo são excelentes para isso, além de ocuparem um espaço menor que as quadradas ou retangular.

Esse esquema também pode ser feito com o uso de degraus dentro do interior da piscina. Além disso, os degraus servem como assentos para o lazer. Então, o espaço será ampliado e ainda ganha um item de conforto.

A integração com outros cômodos do imóvel, como uma varanda que leva a sala, por exemplo, também ajuda a trazer essa sensação de amplitude. Se o local disponível para a construção demanda de um espaço pequeno, essa pode ser uma dica para trazer a ilusão que ele é maior.

Formatos alongados podem valorizar o desenho do terreno, que seja esse o tipo

Decoração do ambiente

Se o espaço livre permitir, coloque cadeiras e espreguiçadeiras com almofadas perto da piscina, assim quem não quiser entrar na água também pode relaxar. Além disso, esses itens conferem uma decoração estilo “zen” à beira da piscina.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.