social

TUDO SOBRE ESCADAS NA ETAPA DA CONSTRUÇÃO

TUDO SOBRE ESCADAS NA ETAPA DA CONSTRUÇÃO

Se na hora de construir você optar por ter mais de um pavimento em sua residência, com certeza a construção de uma escada será necessário. A passagem segura de um nível para outro depende de séculos de técnicas de construção e de carpintaria, além de regulamentos de código de construção que regem todos os tipos de detalhes – desde a largura dos degraus e a altura de cada degrau, até a distância entre balaústres e a instalação de corrimãos.

Escadas com estrutura de madeira

Existem muitos tipos diferentes de escadas. Mas aqui vamos nos concentrar nos detalhes que pertencem às escadas com estrutura de madeira – as escadas internas que conectam os níveis e as escadas externas usadas em decks ou instaladas do lado de fora de uma casa. Depois de aprender a dar forma a uma escada com estrutura de madeira, você poderá aplicar esse mesmo conhecimento a outros tipos, como escadas de concreto pré-moldado e escadas externas feitas de tijolos ou outros materiais de paisagem.

escada

 

A construção da escada sempre começa medindo a subida total e o percurso total da escada – a distância vertical (subida) e horizontal (percurso) que a escada deve abranger. A próxima tarefa do carpinteiro é dividir a elevação total em degraus individuais para que não tenham mais de 20 cm de altura cada. A maioria dos carpinteiros começa considerando uma altura até um pouco menor como margem de segurança e em seguida, aumentando ou diminuindo ligeiramente a altura do espelho para chegar a uma altura final de cada degrau (chamada de aumento unitário). Os degraus devem ter no mínimo 30 cm de largura para a pisada, mas normalmente há uma saliência, chamada de nariz, que se estende além de cada degrau para fora.

Os membros de estrutura que suportam uma escada são chamados de longarinas. Uma escada residencial padrão geralmente tem duas longarinas externas e uma longarina central. Enquanto a longarina central sempre será uma “longarina cortada” com base na elevação e na execução da escada, as longarinas externas podem ser cortadas ou “alojadas”. Uma longarina alojada tem ranhuras roteadas que permitem que os degraus sejam encaixados no lugar. Este tipo de escada é normalmente fabricado por uma empresa de carpintaria especializada em escadas.

Em vez de construir uma escada no local, um empreiteiro pode fornecer à empresa de escadas as dimensões de subida e passagem, junto com outros detalhes, e a empresa simplesmente entregará a escada para a instalação. Escadas externas com estrutura de madeira são normalmente feitas de madeira tratada com pressão.

Escadas emolduradas

escada obra

 

Enquadrar uma escada não é tão difícil quanto parece. Depois de calcular a elevação da unidade e a execução, você pode usar uma ferramenta de enquadramento para marcar as tábuas conforme o desenho e curvatura da sua escada, das quais a maioria das longarinas é cortada. Com cada longarina apoiada em cavaletes, faça os cortes angulares com sua serra circular, parando cada corte quando a lâmina atingir o canto de 90 ° onde a subida encontra o degrau. Você terá que completar esses recortes com uma serra manual. Lembre-se também de fazer um entalhe na base de cada longarina, para que ela possa se encaixar sobre um bloco de impulso preso ao chão. Certifique-se de ancorar cada longarina com segurança na estrutura do andar superior. Para fazer isso, você pode precisar instalar um bloqueio extra, conectores de estrutura de metal ou ambos.

Com as longarinas no lugar, você está pronto para instalar os degraus. Você encontrará diferentes degraus e degraus pré-cortados em qualquer loja de materiais de construção. Os degraus de carvalho são geralmente preferidos nas áreas de estar no andar de cima. Pisos de pinho menos caros são bons para escadas menos nobres ou secundárias.

Aparando uma escada para segurança e estilo

Depois que as longarinas e degraus foram instalados em uma escada, é hora de concluir o trabalho com o acabamento. Isso significa adicionar uma balaustrada que consiste em um corrimão, balaústres, uma ou mais colunas e em alguns casos calhas-guia. Uma calha-guia tem uma função decorativa, subindo diagonalmente pela escada para criar uma transição agradável entre os degraus e a parede.

A moldura do rodapé faz o mesmo trabalho de transição entre o piso e a parede. Mas a balaustrada é um recurso de segurança, fornecendo um corrimão para segurar ao usar as escadas e balaústres individuais (com espaçamento máximo de 10 cm) que também evitam acidentes.

Obviamente, esses elementos de segurança também são úteis para expressar estilo e habilidade, com muitas variações possíveis.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.