ENERGIA SOLAR NA SUA RESIDÊNCIA
Sistema de energia solar, consiste em gerar energia elétrica através da radiação solar. Pode ser denominado também como sistema de energia solar fotovoltaica, o que quer dizer a mesma coisa – deste modo apenas reforça a ideia que essa geração de energia se dá por meio da radiação solar através das placas fotovoltaicas.
Para isso é necessário ter um capital para o investimento inicial e ter um bom local onde os raios solares incidam diretamente. Outro fator importante, se você irá construir uma residência, é ter como parte do programa a opção por esse tipo de sistema. Uma vez que na fase de concepção projeto pensar nesse tipo de solução inteligente, fica mais barato a implementação do mesmo. Outro fator para reforçar isso é que pode ser pensado esteticamente no empreendimento de forma que o sistema seja incorporado na volumetria. Assim não terá a sensação de um sistema solto, adaptado ou até mesmo aquela “cara de puxadinho”. Vamos entender um pouco mais desse assunto…
Ele pode ser de dois tipos:
- Sistema isolado: é aquele utilizado em locais remotos, onde o custo de se conectar à rede elétrica é muito alto. É muito comum em casas de campo, por exemplo.
- Sistema conectado à rede de distribuição: substitui ou complementa a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica. (o mais usual e acessível)
No Brasil esse assunto está muito atrasado em relação a outros países, mas está ganhando força, uma vez que estamos discutindo novas alternativas de gerar energia e a questão de sustentabilidade e cuidado com o meio em que vivemos cresce cada vez mais. Quem opta pela estratégia vê o valor da conta de luz despencar, mesmo no período de inverno, com menor incidência solar.
Interessados em desfrutar desse benefício precisam instalar módulos fotovoltaicos (painéis solares) em uma área da residência, geralmente no telhado (locais com boa incidência de raios solares diretos). Porque os módulos captam a luz solar e inversores a transformam em energia elétrica, que é incorporada à rede da concessionária local. Assim a energia volta para a residência geradora em forma de créditos.
Assim, podemos dizer que um sistema de energia solar possui quatro componentes básicos:
- Painéis solares: são responsáveis por captar a energia e transformá-la em eletricidade. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a demanda de energia utilizada.
- Controladores de carga: evitam sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, deste modo aumenta sua vida útil e o desempenho do sistema.
- Inversores: são responsáveis por transformar corrente contínua das baterias em corrente alternada. E no caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
- Baterias: armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado mesmo quando não tiver sol.
Algumas vantagens importantes da energia solar:
- Redução de até 95% do valor da sua conta de luz;
- Imunidade contra a inflação energética
- Retorno total do investimento feito em cerca de 4 a 7 anos;
- Valorização de cerca de 8% do seu imóvel;
- Você pode planejar, a longo prazo, seus gastos com energia elétrica;
- A manutenção é barata, basta limpar os painéis com pano quando estiverem sujos;
- A instalação é simples e rápida, podendo ser feita em apenas 4 dias;
- O sistema de energia solar é silencioso;
- Quando bem cuidado, o sistema pode durar 25 anos ou mais;
- Fonte limpa e infinita
- Se você tem um sistema de energia solar, ficará livre do pagamento de multa em caso de racionamento de energia elétrica.