social

VIDRO DE CONTROLE SOLAR:

VIDRO DE CONTROLE SOLAR:

SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA MANTER SUA CASA BRILHANTE E FRESCA

O vidro de controle solar pode ser eficaz na redução do brilho e do calor excessivo – útil em casas com muito vidro. Nosso guia revela o que você precisa saber e custos envolvidos nesse processo.

Esse sistema pode ajudar a fornecer uma solução para superaquecimento e brilho. Como a tendência atual de grandes extensões de vidro em projetos modernos de extensão e residências não vê sinais de diminuir, encontrar uma maneira de fazer isso e garantir que as temperaturas permaneçam confortáveis ​​tornou-se uma missão para muitos proprietários.

Existem muitos estilos de janelas diferentes que podem ser usados ​​na construção de uma nova casa ou reforma, mas o vidro de controle solar aborda um problema que chamou a atenção de muitos – ou seja, o fato de que mais vidro em uma casa equivale a mais calor.

 

O que é vidro de controle solar?

Colocar mais vidros, janelas e portas maiores tornou-se a norma ultimamente, para aumentar a quantidade de luz natural que entra na casa e melhorar a conexão com o jardim e as vistas. Mas ao deixar entrar toda essa luz, aumenta o potencial de superaquecimento.

A parte infravermelha da luz solar que passa pelo vidro produz calor e pode levar ao superaquecimento nos meses de verão. Uma das soluções mais progressivas para lidar com o superaquecimento dentro e ao redor da casa é o vidro de controle solar, que é um produto de alta tecnologia com um revestimento metálico aplicado em um lado do painel, que permite que a luz do sol passe pela janela enquanto irradia e reflete parte de luz infravermelha da própria luz solar. Ao fazer isso,  permite que a área interna fique mais clara e fria do que seria o caso do vidro comum – que atua como uma lupa de luz solar.

Existem alguns tipos diferentes de vidro de controle solar que enfatizam a redução do brilho e/ou do calor, dependendo da sua necessidade como proprietário.

O vidro de controle solar da IQ Glass, por exemplo, possui um revestimento de óxido metálico aplicado na face interna do painel de vidro externo em suas unidades de vidro isoladas, reduzindo a quantidade de radiação de ondas curtas que pode passar pelo vidro e evita o superaquecimento no interior.

 

Quanto custa?

Atualmente, o vidro de controle solar está disponível como vidro transparente, colorido em uma variedade de tons ou com acabamento espelhado, e é indiscutivelmente eficaz no que se destina a fazer. No entanto, o custo pode ser um problema. Uma unidade com um painel externo de vidro de controle solar provavelmente custará mais de R$ 800 / m2, tendo que lidar com custos de importação ainda por exemplo.

Quanto ao instalador, isso não pode ser considerado um trabalho de bricolagem, pois o painel deve ser incorporado a uma unidade de vidro duplo, sendo essa unidade então encaixada em uma moldura.

Agora, imagine colocar isso em todas as janelas de um jardim de inverno; o custo dispararia rapidamente.

No entanto, o custo por si só não significa que o vidro de controle solar seja um mal negócio. Se você tem um quarto, por exemplo, como um escritório com uma única janela panorâmica que permite a entrada de muita luz solar, o vidro de controle solar pode ser sua opção mais econômica a longo prazo.

Para aqueles que constroem suas próprias casas ou adicionam uma extensão a uma casa existente, é uma boa ideia especificar vidro de controle solar para janelas em elevações voltadas para o sul ou grandes áreas de vidro, onde o superaquecimento pode ser um problema.

 

Existe alternativa mais barata?

Existem diferentes tipos de películas para janelas projetadas para proporcionar privacidade e outras destinadas a impedir a passagem do calor. Ambos são destinados para retrofit e aplicação como um trabalho de bricolagem. Esta opção é significativamente mais barata que o vidro de controle solar, embora sem dúvida um pouco menos eficaz, com sua durabilidade sob condições climáticas extremas em questão também.

 

Vale a pena?

vidro controle solar

O vidro de controle solar é muito caro e, de fato, existem alternativas mais baratas ao considerar como evitar o superaquecimento – como fornecer sombreamento de verão para janelas ou portas de pátio. É altamente provável que o sombreamento bem pensado seja tão eficaz quanto o vidro em questão.

No entanto, o produto é sem dúvida uma opção sensata para claraboias e telhados de jardim de inverno, onde o potencial de superaquecimento do sol é maior. Ou onde o sombreamento não pode ser fornecido a grandes áreas de vidro, particularmente vidros voltados para o sul.

Mas, mesmo assim, não seria razoável esperar que o custo fosse reembolsado em contas de energia reduzidas pelo menor uso de ar condicionado para resfriar o ambiente. É preciso aceitar que o vidro de controle solar é um método mais relacionado à otimização do conforto da casa do que à economia de dinheiro.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Your email is safe with us.